[weglot_switcher]

Madeira: CDS-PP defende programa de rendas acessíveis com incentivos no IRC e IRS

O líder do CDS-PP Madeira defendeu a adaptação à região do programa de rendas acessíveis que vigora no Continente. Rui Barreto disse ainda que esse programa pode ser complementado dando a possibilidade aos municípios de isentar, parcialmente ou totalmente, o pagamento de IMI.
17 Julho 2019, 08h39

O líder do CDS-PP Madeira, Rui Barreto, apresentou duas soluções para dar resposta às dificuldades sentidas no sector da habitação. Uma delas passa pela disponibilização no mercado de habitações com rendas acessíveis. O centrista diz ainda que o Governo Regional deve ter o seu papel e que deve disponibilizar edifícios que estejam desaproveitados e coloca-los a preços baratos no mercado.

Rui Barreto defendeu incentivos aos senhorios para que eles disponibilizem habitações no mercado a preços acessíveis, com uma redução de “pelo menos 20% do valor do mercado”, beneficiando ainda de redução no IRC e IRS.

O centrista acrescenta que a região pode adaptar o programa que vigora no Continente de rendas acessíveis, e pode complementa-lo dando aos municípios a possibilidade de puderem isentar, seja parcialmente ou totalmente o pagamento do IMI.

A esta medida junta-se ainda a possibilidade de o sector público poder disponibilizar edifícios que estejam em subaproveitamento, convertendo-os em habitação a preços mais acessíveis.

“Com a conjugação destas duas medidas, estimamos que possamos reduzir cerca de 1.000 pessoas em cada ano de uma legislatura (um total de 4 anos) das que estão em lista se espera”, afirmou Rui Barreto.

O centrista diz que a habitação será uma das áreas prioritários no programa de governo que o CDS-PP vai levar às eleições regionais de 22 de setembro.

“Temos um problema de procura maior do que a oferta”, sublinhou. Rui Barreto diz que é preciso vontade política para resolver os problemas da habitação. Rui Barreto acrescentou que existem 3.700 famílias em listas de espera e que o problema trata-se pelo lado da solução.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/avaliacao-bancaria/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”880″ slug=”avaliacao-bancaria” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/avaliacao-bancaria/thumbnail?version=1562119929752&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.