[weglot_switcher]

Madeira: Cláudia Monteiro de Aguiar é júri na Capital Europeia do Turismo Inteligente

A eurodeputada lamenta que as “regras criadas pela Comissão Europeia impossibilitem outras cidades como é o caso das portuguesas com menos de 100 mil habitantes de apresentar uma candidatura. Ou seja, cidades do Algarve, Açores e Alentejo e muitas outras não preenchem este critério e não podem participar ou candidatar-se”.
9 Outubro 2019, 12h27

A eurodeputada do PSD-Madeira, Cláudia Monteiro de Aguiar, é a representante do Parlamento Europeu, pelo Partido Popular Europeu, como júri no concurso para a Capital Europeia do Turismo Inteligente 2020, que decorre em Helsínquia.

A concorrer estão as cidades de Bratislava, Breda, Bremerhaven, Gothenburg, Karlsruhe, Ljubljana, Málaga, Nice, Ravenna e Torino. O júri é ainda composto pelo Diretor-geral para a Inovação da Comissão Europeia, membros do Comité das Regiões e representantes das cidades vencedoras em 2019, nomeadamente Helsínquia e Lyon.

Cláudia Monteiro de Aguiar destacou a importância desta iniciativa para “promover os destinos inteligentes na União, criar redes e facilitar o intercâmbio de boas práticas, dos exemplos de sucesso”.

No entanto, a eurodeputada lamenta que as “regras criadas pela Comissão Europeia impossibilitem outras cidades como é o caso das portuguesas com menos de 100 mil habitantes de apresentar uma candidatura. Ou seja, cidades do Algarve, Açores e Alentejo e muitas outras não preenchem este critério e não podem participar ou candidatar-se”.

Neste sentido, Cláudia Monteiro de Aguiar compromete-se ao longo desta iniciativa a levantar esta questão de forma a que esta iniciativa possa, de futuro, abarcar um maior número de cidades europeias, estando assim a defender também a possibilidade de mais cidades portuguesas com um valor turístico indiscutível, poderem participar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.