[weglot_switcher]

Madeira com saldo positivo no segundo trimestre de 2021 entre constituições e dissoluções de sociedades

Nos primeiros seis meses do ano, o rácio entre constituições e dissoluções na RAM foi de 2,66, valor superior ao observado para o país (1,45).
25 Julho 2021, 10h30

Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao INE, no segundo trimestre de 2021, o número de constituições de sociedades (294) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (135), resultando num saldo positivo de 159 sociedades.

Comparativamente ao período homólogo, observaram-se mais 183 constituições e mais 51 dissoluções. De notar que nesse período, principalmente no mês de abril, fruto da paralisação económica provocada pela pandemia da Covid-19, verificou-se o valor mais baixo de constituições (18) e de dissoluções (20), dos últimos dez anos.

Desagregando os dados de acordo com a Atividade Económica das sociedades constata-se que para o saldo global positivo no trimestre em referência, contribuíram essencialmente as “Atividades imobiliárias” (+33), o “Alojamento, restauração e similares” (+27), as “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+18), a atividade de “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (+15), a “Construção” (+14) e as atividades de “Transportes e armazenagem” (+12). Não se observaram atividades com saldo negativo.

No período em referência, o número de constituições foi superior ao de dissoluções em nove municípios: no Funchal (201 contra 97), Santa Cruz (28 contra 15), Ribeira Brava (14 contra três), Câmara de Lobos (15 contra cinco), Porto Santo (nove contra um), São Vicente (seis contra zero), Calheta (sete contra dois), Ponta do Sol (três contra um) e Santana (dois contra um).

Entre janeiro e junho de 2021, o saldo entre constituições e dissoluções de sociedades, foi de 384 (616 constituições contra 232 dissoluções).

Por atividade, observa-se que o saldo positivo mais pronunciado vem das “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+64), das “Atividades imobiliárias” (+62), do “Alojamento, restauração e similares” (+45), do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (+44), da “Construção” (+35), das “Outras atividades de serviços” (+27), das atividades de “Transportes e armazenagem” (+24) e das “Atividades de informação e de comunicação” (+22).

Em relação aos municípios que mais contribuíram para o valor do saldo global foram o Funchal (+254), Santa Cruz (+36), Ribeira Brava (+25) e Câmara de Lobos (+17). Em nenhum dos municípios, o número de constituições foi inferior ao de dissoluções.

Nos primeiros seis meses do ano, o rácio entre constituições e dissoluções na RAM foi de 2,66, valor superior ao observado para o país (1,45).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.