[weglot_switcher]

Madeira constituiu 257 sociedades e dissolveu 98 no terceiro trimestre deste ano

No terceiro trimestre de 2021 o número de constituições foi superior ao de dissoluções em nove municípios da Região.
27 Outubro 2021, 14h56

No terceiro trimestre deste ano, a Região Autónoma da Madeira constituiu 257 sociedades e dissolveu 98, o que resulta num saldo positivo de 159 sociedades. Em relação ao período homólogo, observam-se mais 43 constituições e menos 13 dissoluções, referem os dados da Direção Regional  de Estatística da Madeira (DREM).

Para o saldo global positivo contribuíram essencialmente as sociedades na área do ‘Alojamento, restauração e similares’, que teve um saldo de mais 38 sociedades, as ‘Atividades imobiliárias’, com um saldo de mais 34, as ‘Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares’, com mais 24, e as ‘Atividades de informação e de comunicação’, que tiveram mais 15 sociedades.

Ao contrário, as atividades de ‘Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca’ e as ‘Atividades financeiras e de seguros’ registaram um saldo negativo de menos uma sociedade em ambas categorias.

No terceiro trimestre de 2021 o número de constituições foi superior ao de dissoluções em nove municípios da Região.

O Funchal teve 176 constituições contra 54 dissoluções, Câmara de Lobos teve 20 constituições e seis dissoluções, a Calheta teve nove contra três, a Ponta do Sol teve oito contra duas, a Ribeira Brava teve dez constituições e seis dissoluções, Santa Cruz teve 19 contra 16, o Porto Santo teve quatro  contra uma, São Vicente teve duas constituições sem registar nenhuma dissolução e o Porto Moniz teve uma constituição e não registou também nenhuma dissolução.

No município de Santana o saldo foi nulo, com duas constituições e duas dissoluções, e, apenas no município de Machico, o número de constituições foi inferior ao de dissoluções, seis contra oito.

Entre janeiro e setembro de 2021, o saldo entre constituições e dissoluções de sociedades, foi de 543, com 873 constituições contra 330 dissoluções.

Por atividade, observa-se que o saldo positivo mais pronunciado vem das ‘Atividades imobiliárias’, com mais 96 sociedades, das ‘Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares’, com mais 88, do ‘Alojamento, restauração e similares’, com mais 83, do ‘Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos’, com mais 50, da ‘Construção’, com mais 41, das ‘Atividades de informação e de comunicação’, com mais 37, dos ‘Transportes e armazenagem’ e das ‘Outras atividades de serviços’, com mais 33 em ambas as atividades, sendo que nenhuma atividade registou saldo negativo.

Em relação aos municípios que mais contribuíram para o valor do saldo global foram o Funchal, com mais 376, Santa Cruz, com mais 39, Câmara de Lobos, com mais 31, e a Ribeira Brava, com  mais 29).

Nos primeiros nove meses do ano, o rácio entre constituições e dissoluções na RAM foi de 2,65, superior ao observado para o país, de 1,76.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.