[weglot_switcher]

Madeira deve mais 6062 euros do que Portugal Continental no crédito à habitação

Apesar disso a taxa de juro do crédito à habitação é mais baixa mas a prestação total e o capital amortizado atinge valores superiores aos registados em Portugal Continental.
26 Outubro 2018, 07h45

O montante devido no crédito à habitação está no valor mais baixo do último ano, na Madeira, de acordo com os dados da Direcção Regional de Estatística (DREM). Apesar disso a Região Autónoma deve mais 6062 euros se comparado com o valor do Continente.

Em setembro o valor que ainda estava em dívida fixou-se nos 58.235 euros quando no período homólogo era de 59.152 euros.

Se compararmos este valor com o do Continente nota-se que a Região Autónoma está em clara desvantagem. Na Madeira deveu-se, em setembro, mais 6062 euros face ao valor em dívida, no crédito à habitação, no todo nacional.

Este dado tem estado em evolução favorável se tivermos em conta que em agosto a diferença entre a Madeira e o resto do país ficou nos 6259 euros.

Apesar disso as taxas de juro associadas ao crédito à habitação na Madeira são mais favoráveis do que as do Continente. Na Região Autónoma estas ficaram nos 0,992%, em setembro, enquanto que no resto do país estão nos 1,043%.

Apesar deste cenário favorável ser favorável à Madeira, em setembro, atingiu-se a taxa de juro mais elevada do último ano na Região Autónoma.

Esta realidade torna-se mais gravosa se tivermos em conta que a taxa de juro do crédito à habitação se encontrava nos 0,979%.

A prestação total do crédito à habitação é também mais elevada na Madeira (268 euros) face ao restante do país (242). O capital amortizado é também mais alto na Região Autónoma (220 euros) em comparação com o Continente (197 euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.