[weglot_switcher]

Madeira: Economista Ricardo Cabral defende redução do IVA na Região

Na opinião do economista “a redução da taxa de IVA tem efeitos económicos muito melhores face à redução da taxa de IRC”.
  • Créditos: Assembleia Legislativa da Madeira
4 Julho 2020, 10h30

O economista e professor na Universidade da Madeira Ricardo Cabral foi na passada sexta-feira a uma reunião da Comissão Eventual para o “Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político” na Assembleia Legislativa da Madeira, onde defendeu a redução do IVA na Região.

Na opinião do economista “a redução da taxa de IVA tem efeitos económicos muito melhores face à redução da taxa de IRC”.

Ricardo Cabral explicou que o objetivo da redução do IVA é melhorar a competitividade da economia e das empresas da Região e não atrair empresas de fora. Neste sentido, destaca que o diferencial fiscal de 30% que a Madeira dispõe deveria ser aproveitado para reduzir a taxa para o mínimo possível.

“Aproveitem esta vantagem enorme que vocês têm aqui de poder ter uma taxa de IVA 30% abaixo [da praticada a nível nacional] e reduzam-na para o mínimo possível. Estarão a tornar a Região mais competitiva”, destacou.

O economista e professor sublinhou que a redução desta taxa permite às empresas que têm margens de lucro baixas e que têm o consumidor final na Região, terem um aumento significativo nas margens de lucro.

Sobre a possibilidade de a Madeira ter um regime fiscal próprio, Ricardo Cabral disse que na sua opinião isso só aconteceria se a Região se tornasse independente.

“O sistema fiscal próprio não tem condições de passar a nível da Assembleia da República”, frisou, acrescentando que esse seria um esforço em vão por parte da Assembleia Legislativa Regional, que depois chegaria à Assembleia da República para ser chumbado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.