[weglot_switcher]

Madeira empresta menos dinheiro mas crédito ao consumo sobe 22 milhões de euros

No espaço de um ano os empréstimos, concedidos para sociedades financeiras, às famílias, à habitação, registaram uma quebra na Madeira. Contudo se o fim for o consumo aí assiste-se à disponibilização de mais 22 milhões de euros à Região Autónoma no mesmo espaço de tempo. Os empréstimos para sociedades não financeiras, às famílias, e à […]
16 Janeiro 2019, 07h45

No espaço de um ano os empréstimos, concedidos para sociedades financeiras, às famílias, à habitação, registaram uma quebra na Madeira. Contudo se o fim for o consumo aí assiste-se à disponibilização de mais 22 milhões de euros à Região Autónoma no mesmo espaço de tempo.

Os empréstimos para sociedades não financeiras, às famílias, e à habitação, registou uma quebra de 142 milhões na Madeira num ano. Se no final do terceiro trimestre de 2017, foram concedidos 7.074 milhões de euros para esses fins, passados 12 meses esse valor caiu para os 6.932 milhões de euros.

A tendência ao longo dos vários trimestres tem sido de queda nos valores concedidos para empréstimos na Madeira. Nas quantias emprestadas às sociedades não financeiras o valor já cai há cinco trimestres consecutivos.

Nos empréstimos às famílias verificou-se uma subida de 2909 para 2912 milhões de euros entre o segundo trimestre e o terceiro trimestre mas de resto os últimos trimestre têm sido marcados por descida.

Na habitação a tendência tem sido também de descida embora com uma ligeira recuperação entre o terceiro e o quarto trimestre dos 2334 para os 2338 milhões de euros.

A escapar a esta tendência está os empréstimos para consumo que entre o terceiro trimestre de 2017 e 2018 subiu dos 552 milhões de euros para os 574 milhões de euros.

De trimestre para trimestre têm-se acentuada essa subida com excepção do segundo para o terceiro trimestre de 2018 onde existiu uma queda de 575 para 574 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.