[weglot_switcher]

Madeira espera receber 200 mil vacinas contra o covid-19

As 200 mil doses de vacina contra o covid-19 virão das 22 milhões de doses que Portugal vai adquirir através da União Europeia, disse o presidente do Governo da Madeira. A região já constitui um grupo de trabalho, com sete elementos, que será responsável por operacionalizar todo o procedimento para receber e distribuir a vacina. Albuquerque disse que a região “não pode contar com o Estado” e que deve ser a Madeira a pagar as vacinas.
25 Novembro 2020, 13h58

O presidente do Governo da Madeira tem a expetativa que a região receba cerca de 200 mil vacinas, das 22 milhões de doses que Portugal deve adquirir à União Europeia. “Neste momento a região não pode contar com o Estado português”, disse o governante quando questionado sobre quem vai pagar as vacinas contra o coronavírus, reforçando que “deve ser a Madeira a arcar com os custos da vacina”

Albuquerque disse que a região já constituiu um grupo de trabalho, com sete elementos, que será apresentado esta quinta-feira.

Este grupo de trabalho, para a vacina covid-19, que será apresentado amanhã, será responsável por operacionalizar todo o procedimento para receber e distribuir a vacina.

O governante esclareceu ainda a dupla testagem, que foi estendida por um período de 15 dias, aos residentes e emigrantes, que desembarquem na região, e a obrigatoriedade de isolamento até se saber o resultado do segundo teste.

Albuquerque disse que os casos de transmissão local, que estão a acontecer na Madeira (dos 169 casos ativos 120 são de transmissão local), têm tido origem “em residentes, ou concidadãos emigrantes que regressam à Madeira para o seio da família”.

O governante disse que “é na família e no trabalho que estas transmissões tiveram origem”, reforçando que é preciso “incidir esta dupla testagem nos residentes e emigrantes que regressam, garantindo o isolamento destas pessoas nas melhores condições, de modo a evitar contactos”.

Albuquerque reforçou que é preciso “manter este ciclo controlado”.

O líder do executivo madeirense diz que a testagem ao covid-19 na região “é o dobro” da nacional, mas que é preciso existir racionalidade na testagem.

“Temos feito em profissões de mais risco, nos sítios certos, como os aeroportos e nos portos”, explicou.

O líder do executivo madeirense diz que a região quer evitar confinamentos, tal como está a acontecer no território continental.

Já no que diz respeito ao Aeroporto da Madeira, Albuquerque disse que existem 25 estações montadas para testagem de covid-19, e que “está tudo preparado” para o aumento de visitantes que se espera por altura do natal na Madeira.

Madeira cancela vários eventos e permite festejos no final do ano

O Governo da Madeira anunciou esta quarta-feira mais uma série de medidas que visa conter a propagação do coronavírus. Estão canceladas as noites do mercado, em todos os concelhos, circos, parques de diversões, e a corrida de são silvestre.

Apesar do cancelamento das noites do mercado, nos diversos concelhos da região, o líder do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, disse que os mercados vão permanecer abertos, nos horários habituais, embora estejam obrigados a apresentar planos de contingências à autoridade regional de saúde.

Será permitida a venda de frescos e pinheiros, embora estando também sujeitos ao respeito pelas normas das autoridades de saúde.

Mantém-se também o fogo de artifício no final do ano, e para “evitar concentrações apelamos e recomendamos para que a população celebre a partir das suas residências”, disse Albuquerque.

Contudo Albuquerque disse que o Governo vai apresentar um plano de delimitação de espaços públicos, para que se cumpra o distanciamento social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.