[weglot_switcher]

Madeira: ICU4COVID tem financiamento de 10,4 milhões de euros

O projeto envolve mais de 20 hospitais espalhados pela Europa, e tem por objetivo criar diversos hubs de Telemedicina aplicada aos cuidados intensivos, espalhados pelo mundo.
10 Maio 2021, 09h39

O ICU4COVID é apresentado esta segunda-feira, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, e contará com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do executivo madeirense. Trata-se de um projeto com 10,4 milhões de euros de financiamento, que envolve mais de 20 hospitais espalhados pela Europa. Objetivo passa por criar diversos hubs de Telemedicina aplicada aos cuidados intensivos, espalhados pelo mundo.

O projeto já se iniciou em janeiro e vai decorrer até final de 2022.

“Face ao atual contexto pandémico, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira foi selecionada para acolher o primeiro HUB onde a solução será instalada, servindo de referência para os outros hospitais do projeto (em Portugal e no Mundo)”, refere a presidência do executivo regional

O Serviço Regional de Saúde (SESARAM) possui ligação de nove camas (localizadas no Hospital Nélio Mendonça e Centro de Saúde do Porto Santo Dr. Francisco Rodrigues Jardim) a um cockpit de monitorização central.

“A próxima fase será o desenvolvimento aplicacional com vista a assegurar a interoperabilidade com a arquitetura aplicacional existente no SESARAM e com os restantes dispositivos médicos existentes numa unidade de cuidados intensivos, potenciando a melhoria na prestação de cuidados aos doentes e reduzindo o risco para os profissionais de saúde”, acrescenta a presidência do Governo da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.