[weglot_switcher]

Madeira: Obras de reabilitação da ETAR do Funchal estão concluídas

A segunda fase deste lote comtempla a reversibilidade de duas estações elevatórias, especificamente a das Quebradas e da Praia Formosa, e a instalação de uma nova estação elevatória na Ribeira dos Socorridos, que neste momento está parada e a aguardar a descontaminação dos terrenos por parte da Empresa de Eletricidade da Madeira.
15 Junho 2021, 17h33

A Câmara Municipal do Funchal deu por concluídos os trabalhos de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR do Funchal, e da verificação e reparação do emissário submarino. Trata-se de um projeto municipal que representou, nesta primeira fase, um investimento de cerca de 3,3 milhões de euros.

O Presidente da Câmara, Miguel Silva Gouveia, inaugurou, esta semana, a renovada ETAR, situada no Almirante Reis, onde referiu que “esta é a primeira vez que se faz um intervenção profunda nesta estação, construída em 1993, e que já estava obsoleta em algumas das suas capacidades”.

“Esta foi uma intervenção de elevada complexidade, não só pelos trabalhos técnicos que estão em causa, mas também porque durante o período em que decorriam as obras a estação esteve sempre em funcionamento”, destacou.

Os trabalhos compreenderam a substituição integral dos equipamentos que compõem a ETAR, nomeadamente válvulas, comportas, gradeamento de grossos e finos, tamisadores, bombas, ventiladores, tubagens, entre outros. Procedeu-se também à remodelação dos quadros de comando para permitir um controlo remoto, e a integração, no futuro, no Centro Integrado de Gestão Municipal.

A intervenção beneficiou também o emissário submarino, que recebe todas as águas residuais do concelho. “Reparamos e desobstruímos todo o emissário, que vai até 50 metros, e que agora permitirá garantir uma melhor capacidade de resposta às solicitações das redes municipais de saneamento básico”, vincou o governante.

“Este Executivo camarário fez o devido planeamento desta empreitada, com estudos geológicos, com a candidatura ao financiamento do quadro comunitário do POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), lançou um concurso público e passado este processo, é com muita satisfação que vemos esta obra de modernização chegar a bom porto. Esta intervenção traz, de forma inequívoca, grandes benefícios para o ambiente e para a população funchalense”, reforçou.

Miguel Silva Gouveia lembrou, por fim, que a segunda fase deste lote comtempla a reversibilidade de duas estações elevatórias, especificamente a das Quebradas e da Praia Formosa, e a instalação de uma nova estação elevatória na Ribeira dos Socorridos, que neste momento está parada e a aguardar a descontaminação dos terrenos por parte da Empresa de Eletricidade da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.