[weglot_switcher]

Madeira paga três milhões de euros para adquirir 200 mil testes rápidos de antigénio para testagem massiva da população

O Governo da Madeira já assinou o protocolo com a Associação Nacional de Farmácia. Cada teste rápido de antigénio tem um valor de 15 euros. O domínio de casos de transmissão local de covid-19 foram motivo para avançar com testagem massiva da população.
23 Abril 2021, 13h02

Já foi assinado o acordo entre o Governo da Madeira e a Associação Nacional de Farmácias, que prevê a aquisição de 200 mil testes rápidos de antigénio, no valor de 15 euros por unidade, num investimento total de cerca de três milhões, que irão servir para a testagem massiva da população da região à covid-19, de forma gratuita.

O presente contrato tem término previsto a 31 de dezembro de 2021.

O diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, durante uma intervenção, neste protocolo entre Governo da Madeira e a ANF, diz que a passagem de uma maioria de casos importados, numa fase inicial da pandemia, para um domínio de casos de transmissão local de coronavírus, na região, foi um dos motivos para se avançar para a testagem massiva da população.

Herberto Jesus salientou que nas entradas na região “cada vez é preciso menos testes independentemente dos passageiros. já chegam vacinados, testados e recuperados. O nosso foco será a população”.

O diretor regional da Saúde referiu que quanto mais se avançar com a vacinação mais capacidade se vai ter para a testagem à covid-19.

Com este protocolo que vai permitir disponibilizar à população de forma gratuita testes ao coronavírus, salientou Herberto Jesus, “o cidadão, mesmo assintomático, terá capacidade de fazer testagem de forma responsável e criteriosa”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.