[weglot_switcher]

Madeira: partidos expressam solidariedade para a comunidade madeirense na África do Sul

O PSD, PS e CDS-PP foram partidos que entregaram votos de solidariedade perante a situação que se vive na África do Sul.
23 Julho 2021, 11h34

O PSD, CDS-PP e PS foram alguns dos partidos que entregam votos de solidariedade, na Assembleia Legislativa da Madeira, para a comunidade madeirense que reside na África do Sul.

O voto do PSD diz respeito à intensificação dos protestos e a onda de violência que se fez sentir na África do Sul.

O sociais democratas referem que a situação que se vive na África do Sul, gerada pela prisão do antigo presidente do país, Jacob Zuma, tem afetado a comunidade portuguesa. O PSD diz que para além da pandemia esta comunidade vê-se agora confrontada com  uma onda de violência que coloca em causa a tentativa de recuperação económica e a paz social.

O PSD pede que haja uma congregação de esforços em prol de um acompanhamento internacional “real e coeso” aos nossos portugueses e lusodescentes. Os sociais democratas pedem uma solução para a crise, insegurança, e a violência que se vive na África do Sul.

Já o voto de solidariedade entregue pelo PS expressa solidariedade face à “onda de violência” que se faz sentir na África do Sul. Os socialistas referem que os “momentos de sobressaltos e de confronto” desencadeados pelos apoiantes de Jacob Zuma tem feito aumentar o clima de insegurança em vários pontos do país causando a destruição de diversos estabelecimentos e negócios, incluindo o de muitos madeirenses.

O PS pede que o Governo da República, o Governo Regional da Madeira, exerçam a sua ação diplomática junto das autoridades da África do Sul para que seja possível coloca um fim a esta situação e repor a ordem e segurança pública.

Já o CDS-PP destaca no seu voto de solidariedade a situação grave que se vive na África do Sul, considerando que a situação é “lamentável” e deixa todos consternados. Os centristas dizem que a comunidade “nem sai de casa e que os prejuízos são elevados”, principalmente para os imigrantes com  negócios ligados ao comércio e à logística.

Os centristas consideram que a África do Sul precisa de ajuda e da solidariedade internacional, e deixam uma palavra de esperança, solidariedade, e coragem que se encontram a passar por esta situação tão “devastadora”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.