[weglot_switcher]

Madeira: PSD considera que medidas de prevenção contra a pandemia fizeram parte de estratégia de sucesso

A deputada do PSD, Conceição Pereira, defendeu que o aumento dos casos positivos no panorama nacional e internacional justificam cada vez mais que se façam testes ao coronavírus antes do embarque dos passageiros.
20 Outubro 2020, 09h37

A deputada do PSD, conceição pereira, defendeu que as medidas “atempadas e planeadas” tiveram uma “resposta positiva” e comprovaram-se um sucesso. A social democrata destacou que as medidas “pioneiras e proactivas” justificam o baixo número de infeções através de coronavírus covid-19.

“O planeamento e preparação de equipas de saúde em fevereiro foi pilar fundamental na luta contra a pandemia.  numa primeira fase encerrou-se os portos e aeroportos sempre com alguma crítica do governo da República, da oposição regional, da DGS, que aliás continuam com a mesma postura”, recordou a social democrata.

“Foram sempre tomadas medidas adequadas atempadamente. Os testes nos aeroportos, o isolamento de casos positivos em unidades hoteleiras, são outras medidas indispensáveis ao controlo da pandemia. A testagem massiva de todas as pessoas em contexto de risco, identificando o mais rápido possível os casos positivos, as cadeias de transmissão, a identificação de contactos de risco, e o isolamento destas pessoas, faz parte da estratégia regional, uma estratégia de sucesso”, reforçou a deputada do PSD.

A social democrata sublinhou que o uso obrigatório de máscara nos espaços públicos, decretado pela Madeira, “foi criticado pelos políticos da oposição e pela Direção Geral de Saúde (DGS), que muito recentemente aprovou pasme-se as mesmas medidas”.

Conceição Pereira defendeu que a mensagem de “otimismo excessivo” transmitida no país “não foi benéfica e ainda hoje o país está a pagar por isso”. A deputada do PSD reforçou que “tem de haver consonância entre o discurso político e a realidade”.

A deputada do PSD considerou que o confinamento na região “foi exemplar”, e que o uso de máscara que se realizou na Madeira, antes da Ordem dos Médicos e da DGS o recomendar “foi muito importante”.

PSD defende testes ao covid-19 na origem

A deputada do PSD disse que o “aumento preocupante” em termos nacionais e internacionais dos casos positivos de coronavírus justifica cada vez mais que os testes ao covid-19 “sejam realizados antes do embarque dos passageiros”. Conceição Pereira sublinhou que  a abertura ao turismo, que é indispensável à economia regional , e o regresso dos estudantes e de outras pessoas, “vai criar outro desafio”.

A social democrata voltou a lamentar que a República não tenha dado aval para um empréstimo que servirá para dar resposta aos efeitos provocados pela pandemia. “Deviam ter vergonha perante a falta de solidariedade. A região também é Portugal. A saúde e as questões da saúde não devem ser politizadas”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.