[weglot_switcher]

Madeira: PS diz metas do Governo para energias renováveis estão atrás dos Açores e do Continente

O PS referiu que a Madeira tem 24% de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, apesar da meta traçada pelo Governo, para 2020, ser de 50%, o que deixa a Madeira atrás dos Açores e Continente, apesar de beneficiar de melhores condições.
23 Setembro 2020, 11h17

O PS disse que o plano do executivo madeirense para a energia sustentável previa, que em 2020, a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis fosse de 50%. A deputada do PS, Sílvia Silva, referiu que de acordo com os dados da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), de dezembro de 2019, esse valor se fixou em 24,2%, deixando a região atrás dos Açores e do Continente, “apesar de condições mais favoráveis”.

A deputada socialista alertou que em termos europeus, e no que diz respeito à promoção da energia renovável, se tem frisado a “crescente importância” do autoconsumo de eletricidade renovável, e prevê um” quadro normativo que permite aos  auto-consumidores produzir, consumir, armazenar, partilhar, e vender eletricidade sem serem confrontados com custos desproporcionados”.

Durante o debate na Assembleia da Madeira, de um sobre projeto de Decreto Legislativo Regional, que define o regime jurídico para instalação de unidade de produção de autoconsumo, a deputada socialista sublinhou a importância de “facilitar a participação ativa de empresas e cidadãos interessados em investir sem subsídios públicos em recursos energéticos renováveis destinado à cobertura do respetivo consumo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.