[weglot_switcher]

Madeira: PS preocupado com estado do turismo acusa Governo de fazer propaganda

Os socialistas alertam que as frequências de voos semanais para a região tem vindo a diminuir. Em agosto existiram 140 voos semanais, em setembro 130, em outubro 100, em novembro 85 e agora, apesar de terem sido apresentados 77 mil lugares para o mês de dezembro, “isso corresponde efetivamente a uma média semanal de cerca de 100 voos, portanto menos 40% do que aquilo que tivemos no mês de agosto”.
30 Novembro 2020, 12h25

O PS mostrou preocupação com o estado do turismo na Madeira, e acusou o executivo regional de estar a fazer propaganda de uma retoma no setor que não existe.

Neste momento, vemos que a retoma não é aquela que desejaríamos”, disse Sérgio Gonçalves, deputado do PS Madeira, acrescentando que houve crescimento em agosto, face a julho, mas que daí em diante, “tivemos sempre reduções no número de frequências semanais de voos aqui no aeroporto da Madeira”.

O socialista refere que em agosto existiram 140 voos semanais, em setembro 130, em outubro 100, em novembro 85 e agora, apesar de terem sido apresentados 77 mil lugares para o mês de dezembro, “isso corresponde efetivamente a uma média semanal de cerca de 100 voos, portanto menos 40% do que aquilo que tivemos no mês de agosto”.

O deputado do PS diz que isto é preocupante, reforçando que o executivo regional está a “insistir” numa “campanha de propaganda relativamente à retoma que não se está a verificar, numa situação em que as empresas do setor estão a passar por inúmeras dificuldades e em que o desemprego, especificamente no setor do turismo, pode vir a decrescer para números assustadores”.

Sérgio Gonçalves diz que apesar da certificação do destino como um destino seguro contra risco biológico, ter mérito, “não está a surtir efeito. O deputado do PS diz que não surte efeito no setor empresarial “que não tem aderido à iniciativa – neste momento temos apenas seis empresas certificadas, o que dá menos de uma empresa por mês certificada no âmbito deste processo da SGS” e por outro “não há reflexo na chegada de turistas, porque, efetivamente, se o destino é seguro, se isso tem sido o mote para a retoma anunciada pelo Governo Regional, não há razão então para vermos repetidamente o número de frequências semanais, de voos para o aeroporto da Madeira, a reduzir substancialmente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.