[weglot_switcher]

Madeira regista 43 casos positivos de coronavírus, mais um do que na terça-feira

“O novo caso de hoje trata-se de um doente na faixa etária dos 60-69 anos com residência no concelho da Ponta do Sol”, referiu a Vice-Presidente do IA Saúde, Bruna Gouveia, salientando que este é um caso importado.
1 Abril 2020, 18h17

A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem hoje mais um caso com resultado positivo com infeção por Covid-19, contando assim neste momento com 43 casos positivos, confirmou esta tarde o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos. Quatro turistas holandeses e 39 residentes na RAM.

“O novo caso de hoje trata-se de um doente na faixa etária dos 60-69 anos com residência no concelho da Ponta do Sol”, referiu a Vice-Presidente do IA Saúde, Bruna Gouveia, salientando que este é um caso importado. “Trata-se de um doente que regressou do Reino Unido há menos de 14 dias e que estava a cumprir quarentena desde a chegada à Região”.

O doente “ficará em isolamento em alojamento hoteleiro dedicado”.

Hoje há a reportar mais um doente na unidade dedicada ao Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Neste momento, estão portanto dois doentes nesta unidade, os dois com necessidade de cuidados hospitalares, mas não cuidados intensivos.

“Além do doente que já se encontrava internado, que mantém uma boa evolução, temos a reportar que acresce o internamento de um doente, já diagnosticado anteriormente, que se encontrava em isolamento no seu domicílio e que apresentou um agravamento do seu estado”, afirmou Bruna Gouveia.

Os restantes doentes mantêm sintomas ligeiros e continuam o seu isolamento no domicílio ou no alojamento dedicado.

Relativamente à distribuição dos casos positivos pelos concelhos, dos 39 casos de residentes, 18 estão no concelho do Funchal, sete em Câmara de Lobos, bem como igual número na Ponta do Sol, três em Santa Cruz, dois no Porto Santo, um na Ribeira Brava e um na Calheta.

Neste momento encontram-se em quarentena obrigatória 238 passageiros, distribuídos pelas três unidades hoteleiras para o efeito.

Casos Suspeitos

Os casos suspeitos totalizam agora os 240, sendo destes 197 negativos.

As autoridades de saúde da Região têm neste momento em observação 724 pessoas em vigilância ativa, menos dois do que ontem. Destes, cinco são profissionais de saúde, menos um do que ontem, que terminou o seu período de quarentena sem desenvolvimento de qualquer sintoma.

Estão também 1.698 pessoas em vigilância passiva, menos uma do que ontem.

A Vice-Presidente do IA-Saúde realçou ainda que o processo de transferência dos doentes do domicílio para os alojamentos hoteleiros designados iniciou-se ontem. “Alguns doentes já se encontram nos hotéis respetivos, no Hotel Praia Dourada temos dois doentes e temos já doentes no Hotel Vila Galé (Santa Cruz)”, apontou, acrescentando que os processos de transferência estão ainda a decorrer.

Relativamente à Linha SRS 24, Bruna Gouveia disse que esta registou 108 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando as 4 mil 899 chamadas desde 27 de janeiro, sendo que 148 destas foram encaminhadas para avaliação pelas autoridades de saúde.

[Atualizado às 19h]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.