[weglot_switcher]

Madeira regista 48 casos positivos de coronavírus, mais um do que no domingo

Dos 48 casos positivos na Região, 28 são casos importados e 20 são casos de transmissão local.
6 Abril 2020, 19h13

A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem hoje mais um caso com resultado positivo com infeção por Covid-19, contando assim neste momento com 48 casos positivos, confirmou esta tarde a Vice-Presidente do IA-Saúde, Bruna Gouveia. Quatro turistas holandeses e 44 residentes na RAM.

O novo caso anunciado hoje refere-se a um caso que aguardava resultado laboratorial no dia de ontem. “É um caso novamente de transmissão local, refere-se a uma pessoa na faixa etária dos 20-29 anos, residente no Funchal”, referiu Bruna Gouveia.

“Refere-se especificamente a um contacto próximo dos casos confirmados identificados nos últimos dois dias. A investigação epidemiológica ainda está em curso, mas existe também a possibilidade de contacto deste caso com casos importados anteriormente identificados. Este doente estava sintomático e cumpria quarentena desde o dia 16 de março”, salientou.

Dos 48 casos confirmados, apenas 47 estão ativos, já que no passado sábado a Região registou o primeiro caso recuperado, tratando-se de um dos casos dos turistas holandeses, os primeiros a serem identificados.

O número de infetados a cumprir isolamento no Hospital Dr. Nélio Mendonça mantém-se. São dois os doentes na unidade dedicada ao Covid-19, sendo que um destes doentes necessita de cuidados intensivos. Os dois estão “estáveis”.

“Os restantes doentes encontram-se em isolamento no seu domicílio ou em unidade hoteleira designada e mantêm sintomas ligeiros, estando a ser acompanhados pelas autoridades de saúde de cada concelho”, afirmou a Vice-Presidente do IA-Saúde. Os doentes que neste momento estão a cumprir o isolamento em unidade hoteleira são doze: três na Quinta do Lorde (os três holandeses), sete no Hotel Vila Galé e dois no Hotel Praia Dourada, no Porto Santo.

Relativamente à distribuição dos casos positivos pelos concelhos, dos 44 casos de residentes, 23 estão no concelho do Funchal, sete em Câmara de Lobos, bem como igual número na Ponta do Sol, três em Santa Cruz, dois no Porto Santo, um na Ribeira Brava e um na Calheta.

Dos 48 casos positivos na Região, 28 são casos importados e 20 são casos de transmissão local, com seis cadeias de transmissão identificadas.

Há dois casos na faixa etária entre os 10 e os 19 anos, dez casos entre os 20 e os 29 anos, nas faixas etárias entre os 30 e os 39 anos, bem como entre os 40 e os 49 anos, há quatro casos em cada. Entre os 50 e os 59 anos e entre os 60 e os 69 há nove casos em cada faixa etária e dez casos entre os 70 e os 79 anos.

Neste momento encontram-se em quarentena obrigatória 309 passageiros, distribuídos pelas três unidades hoteleiras para o efeito. No Hotel Praia Dourada, no Porto Santo, estão 27 pessoas, três na Quinta do Lorde e 279 no Hotel Vila Galé.

Casos Suspeitos

Os casos suspeitos totalizam agora os 329, desde 29 de fevereiro, mais 14 do que ontem, sendo destes 277 negativos. Destes, quatro casos aguardam resultado laboratorial.

As autoridades de saúde da Região têm neste momento em observação 550 pessoas em vigilância ativa, menos 93do que ontem. Destes, três são profissionais de saúde e oito bombeiros do concelho do  Porto Santo.

Estão também 232 pessoas em vigilância passiva, mais uma do que ontem.

Relativamente à Linha SRS 24, Bruna Gouveia disse que esta registou 59 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando as 5 mil 306 chamadas desde 27 de janeiro.

[Atualizado às 21h]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.