[weglot_switcher]

Madeira: setor da pesca pede suspensão da atividade por um mês

Da parte do executivo ficou a promessa de avaliar este pedido. Uma das preocupações levantadas pelo setor prende-se com a dificuldade em aplicar um plano de contingência, relativamente ao coronavírus, nos barcos.
31 Março 2020, 10h15

Os principais operadores do setor das pescas da Madeira, onde se inclui armadores, empresários, pescadores, pediu a suspensão da atividade durante um mês, após uma reunião com a Secretaria Regional da Pesca, que serviu para medir os impactos causados pelo coronavírus Covid-19.

“É melhor parar agora do que mais para a frente”, foi um dos apelos deixados pelo setor da pesca, na reunião que juntou o director regional de Pescas, Rui Fernandes, o diretor de serviços de lotas e entrepostos, Pedro Delgado, os empresários José Ornelas, grupo Ilha Peixe, João Nascimento, Grupo Vidinha, Tiago Abreu (J Nelson Abreu) e o presidente da Coopesca Madeira, Jacinto Silva, que representa armadores e pescadores.

O setor referiu que nesta fase quase que não existe consumo de peixe fresco, e sem isso não há escoamento.

A dificuldade em aplicar um plano de contingência aos barcos, foi uma das preocupações levantadas na reunião, através de José Ornelas, da Ilha Peixe, o que o levou a reforçar o apelo para a suspensão imediata da atividade, algo que teve a concordância da Coopesca.

“Não se pode exigir a um pescador que depois de vários dias no mar quando chega a terra tem de ficar no barco de quarentena obrigatória, isso é impossível”, disse o presidente da Coopesca.

Da parte do executivo ficou a promessa de que este pedido para suspensão da pesca, durante um mês, será avaliado, sublinhando que existem temas que têm que ser acautelados como o apoio direto aos pescadores que devido à paragem ficaram sem rendimento, para além de compensações aos armadores.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1182″ slug=”coronavirus-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/thumbnail?version=1585569438656&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.