Madeira Startup Retreat: BlueShift dá formação sobre Blue Ocean Strategy

‘Madeira Startup Retreat’ arrancou esta segunda-feira. Programa reúne dez startups internacionais e 31 empreendedores.

Filipe Santiago, managing partner da BlueShift Consulting e advisor da Nova School of Business and Economics, é um dos convidados pela Nova SBE para integrar o painel do primeiro Madeira Startup Retreat, um programa de aceleração de startups no setor do turismo, desenvolvido em conjunto pela Startup Madeira, Turismo de Portugal e Nova SBE.

Durante os próximos dias 16 e 17 de janeiro, Filipe Santiago vai apresentar aos empreendedores os princípios fundamentais da teoria Blue Ocean Strategy, desenvolvida pelos professores do INSEAD W. Chan Kim e Renée Mauborgne, ficando ainda responsável pela coordenação de um workshop que permitirá aos participantes aplicar aos seus projetos de empreendedorismo algumas das ferramentas desenvolvidas pelos autores.

A teoria Blue Ocean Strategy incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – ‘blue ocean’ – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores.

Segundo Filipe Santiago, “a metodologia Blue Ocean obriga-nos a olhar para a proposta de valor de uma forma distanciada e objetiva, procurando aferir se o nosso produto se diferencia verdadeiramente da concorrência, ou se, pelo contrário, compete precisamente nas mesmas variáveis, levando-nos, a prazo, para uma espiral concorrencial que nos destruirá a rentabilidade. Mais do que um exercício, é um teste imprescindível para este conjunto de empreendedores que se pretende afirmar no mercado através de abordagens inovadoras”.

A decorrer entre hoje e 16 de março de 2018, o Madeira Startup Retreat promove um programa intensivo de atividades, como palestras, workshops e sessões de mentoring, sob coordenação da Nova SBE, e com o apoio no terreno de cerca de vinte mentores com experiência nas mais diversas áreas.

Neste evento participam 1o startups do setor do turismo rigorosamente selecionadas, e com origem em países tão distintos como Reino Unido, Holanda, Áustria, Rússia, Eslovénia, Macedónia, China, Índia e Paquistão.

Ler mais
Recomendadas

CDS quer estatuto de Ultraperiferia na União Europeia

Fernanda Cardoso, do PSD, diz que o projeto apresentado na Assembleia Legislativa da autoria do CDS, não traz “nada de novo” e que se limita a ser “um decalque” da Declaração Final da Conferência dos Presidentes das RUP, que se reuniram em novembro do ano passado.

Fundos europeus não são um “eldorado”, diz Raquel Coelho

Já José Manuel Rodrigues, diz que é inegável afirmar que “vamos continuar a precisar como de pão para a boca” dos fundos da União Europeia.

Madeira vai promover evento de moda com 10 estilistas na Festa da Flor

O evento vai realizar-se a 11 de maio na Praça do Povo e tem como objectivo desenvolver uma colecção inspirada em flores e insere-se numa estratégia de renovação e enriquecimentos dos cartazes turísticos da Madeira.
Comentários