Madeira Startup Retreat: BlueShift dá formação sobre Blue Ocean Strategy

‘Madeira Startup Retreat’ arrancou esta segunda-feira. Programa reúne dez startups internacionais e 31 empreendedores.

Filipe Santiago, managing partner da BlueShift Consulting e advisor da Nova School of Business and Economics, é um dos convidados pela Nova SBE para integrar o painel do primeiro Madeira Startup Retreat, um programa de aceleração de startups no setor do turismo, desenvolvido em conjunto pela Startup Madeira, Turismo de Portugal e Nova SBE.

Durante os próximos dias 16 e 17 de janeiro, Filipe Santiago vai apresentar aos empreendedores os princípios fundamentais da teoria Blue Ocean Strategy, desenvolvida pelos professores do INSEAD W. Chan Kim e Renée Mauborgne, ficando ainda responsável pela coordenação de um workshop que permitirá aos participantes aplicar aos seus projetos de empreendedorismo algumas das ferramentas desenvolvidas pelos autores.

A teoria Blue Ocean Strategy incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – ‘blue ocean’ – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores.

Segundo Filipe Santiago, “a metodologia Blue Ocean obriga-nos a olhar para a proposta de valor de uma forma distanciada e objetiva, procurando aferir se o nosso produto se diferencia verdadeiramente da concorrência, ou se, pelo contrário, compete precisamente nas mesmas variáveis, levando-nos, a prazo, para uma espiral concorrencial que nos destruirá a rentabilidade. Mais do que um exercício, é um teste imprescindível para este conjunto de empreendedores que se pretende afirmar no mercado através de abordagens inovadoras”.

A decorrer entre hoje e 16 de março de 2018, o Madeira Startup Retreat promove um programa intensivo de atividades, como palestras, workshops e sessões de mentoring, sob coordenação da Nova SBE, e com o apoio no terreno de cerca de vinte mentores com experiência nas mais diversas áreas.

Neste evento participam 1o startups do setor do turismo rigorosamente selecionadas, e com origem em países tão distintos como Reino Unido, Holanda, Áustria, Rússia, Eslovénia, Macedónia, China, Índia e Paquistão.

Ler mais
Recomendadas

Madeira regista 48 casos positivos de coronavírus, mais um do que no domingo

Dos 48 casos positivos na Região, 28 são casos importados e 20 são casos de transmissão local.

Madeira perde 430 milhões de euros por mês no PIB devido ao coronavírus

A construção civil e o turismo perdem por mês sensivelmente 130 milhões de euros e 113 milhões de euros por mês, dos 430 milhões de euros de perdas no PIB regional calculados pelo executivo madeirense.

Governo da Madeira apela a cumprimento de isolamento social. Uso obrigatório de máscara está a ser pensado

O presidente do Governo Regional da Madeira adiantou que ainda é cedo para decidir sobre um possível uso obrigatório de máscara. Contudo se tal cenário se verificar o objetivo é que exista total cobertura da população.
Comentários