Madeira Startup Retreat: BlueShift dá formação sobre Blue Ocean Strategy

‘Madeira Startup Retreat’ arrancou esta segunda-feira. Programa reúne dez startups internacionais e 31 empreendedores.

Filipe Santiago, managing partner da BlueShift Consulting e advisor da Nova School of Business and Economics, é um dos convidados pela Nova SBE para integrar o painel do primeiro Madeira Startup Retreat, um programa de aceleração de startups no setor do turismo, desenvolvido em conjunto pela Startup Madeira, Turismo de Portugal e Nova SBE.

Durante os próximos dias 16 e 17 de janeiro, Filipe Santiago vai apresentar aos empreendedores os princípios fundamentais da teoria Blue Ocean Strategy, desenvolvida pelos professores do INSEAD W. Chan Kim e Renée Mauborgne, ficando ainda responsável pela coordenação de um workshop que permitirá aos participantes aplicar aos seus projetos de empreendedorismo algumas das ferramentas desenvolvidas pelos autores.

A teoria Blue Ocean Strategy incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – ‘blue ocean’ – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores.

Segundo Filipe Santiago, “a metodologia Blue Ocean obriga-nos a olhar para a proposta de valor de uma forma distanciada e objetiva, procurando aferir se o nosso produto se diferencia verdadeiramente da concorrência, ou se, pelo contrário, compete precisamente nas mesmas variáveis, levando-nos, a prazo, para uma espiral concorrencial que nos destruirá a rentabilidade. Mais do que um exercício, é um teste imprescindível para este conjunto de empreendedores que se pretende afirmar no mercado através de abordagens inovadoras”.

A decorrer entre hoje e 16 de março de 2018, o Madeira Startup Retreat promove um programa intensivo de atividades, como palestras, workshops e sessões de mentoring, sob coordenação da Nova SBE, e com o apoio no terreno de cerca de vinte mentores com experiência nas mais diversas áreas.

Neste evento participam 1o startups do setor do turismo rigorosamente selecionadas, e com origem em países tão distintos como Reino Unido, Holanda, Áustria, Rússia, Eslovénia, Macedónia, China, Índia e Paquistão.

Ler mais
Recomendadas

DBRS mantém ‘rating’ da Madeira em “lixo”

À segunda avaliação da região autónoma, a agência de notação financeira canadiana anunciou que o ‘rating’ se mantém em “BB”.

Grupo Sousa melhora cobertura de Cabo Verde

A transportadora portuguesa Portusline Containers International aumenta a cobertura das ilhas de Cabo Verde com o lançamento, esta semana, de um serviço quinzenal, da marca ‘Alver Line’, ligando Algeciras e Tânger ao Porto Praia e Mindelo.

Uaucacau planeia chegar a Lisboa ou Porto até final do ano

A empresa produz chocolates artesanais, com sabores típicos da Madeira, que são obtidos através de produtores regionais.
Comentários