[weglot_switcher]

Madeira: Terrenos abandonados e falta de limpeza preocupam bombeiros

Excesso de material combustível na floresta e terrenos agrícolas abandonados potenciam os incêndios e dificultam o seu combate, alertaram, hoje, comandantes de seis corporações de bombeiros voluntários da Madeira.
3 Julho 2017, 13h47

O excesso de material combustível na floresta e os terrenos agrícolas abandonados na ilha potenciam os incêndios e dificultam o combate aos fogos. Esta é a opinião unânime de comandantes de seis corporações de bombeiros voluntários da Madeira, ouvidos, esta manhã, durante uma audição solicitada pelo PSD-M.

“A orografia da Madeira não é fácil, mas o combate seria mais eficaz com uma melhor gestão florestal e com a abertura de mais caminhos florestais”, referiu Fernando Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, na audição que também levou ao parlamento regional os comandantes dos bombeiros de Santana, Ribeira Brava, São Vicente/Porto Moniz e dos Voluntários Madeirenses (Funchal).

Os comandantes auscultados alertaram ainda para o facto de os meios materiais não serem suficientes para as necessidades do dia-a-dia. Os recursos humanos são considerados deficitários e inconstantes, devido à saída periódica de elementos das corporações, pelo que os bombeiros defendem a revisão do ‘Estatuto Laboral e Social do Bombeiro Voluntário’, por forma a fomentar o voluntariado, através, por exemplo, da implementação de mais incentivos fiscais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.