[weglot_switcher]

Maduro chama “palhaço” a Juan Guaidó e pede a convocação de eleições antecipadas

O presidente da Venezuela quer que o autoproclamado presidente interino do país convoque eleições presidenciais antecipadas e diz estar seguro de que o derrotaria.
  • Miraflores Palace/Handout via REUTERS
20 Fevereiro 2019, 12h35

Nicolás Maduro apelidou de “palhaço” o atual presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó e pediu a convocação de eleições presidenciais antecipadas.

“Por aqui há um palhaço que diz ser presidente interino. A primeira coisa que deve fazer um presidente interino é convocar eleições. Porque não convoca eleições, para o derrotar já com os votos do povo?”, referiu Nicolás Maduro durante um ato de graduação de quase 1.500 médicos em Caracas, na última terça-feira.

O presidente da Venezuela, não esqueceu Donald Trump, persistindo na ideia de que o seu homólogo norte-americano, tem uma estratégia definida para “apoderar-se dos recursos e das riquezas minerais venezuelanas”.

Para Nicolás Maduro, “a Venezuela está hoje no epicentro geopolítico mundial, entre a disputa de uma visão imperial unipolar agressiva, do império ‘gringo’ e a visão democrática multipolar de convivência, harmonia e de diálogo dos povos do mundo”.

Maduro deixou no entanto o aviso, de que se a Venezuela for invadida pelos Estados Unidos, não apenas os venezuelanos “levantariam as armas” para defender o seu país, como também os povos asiáticos, árabes, das Caraíbas e da América Latina.

Juan Guaidó é reconhecido como Presidente interino da Venezuela por mais de meia centena de países, entre eles os EUA e a União Europeia, incluindo Portugal e tem na realização de eleições presidenciais antecipadas uma das suas promessas, aquando da sua proclamação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.