[weglot_switcher]

Magistrados vão ganhar tanto como um general após dois anos de serviço

Aprovação dos novos estatutos vai permitir a juízes e procuradores do Ministério Público ficarem com uma progressão mais rápida nas carreiras.
  • Estela Silva/Lusa
4 Julho 2019, 08h54

Todos os juízes e procuradores do Ministério Público (MP) que ao fim de dois anos de trabalho não tenham uma nota inferior a ‘bom’ terão uma remuneração ilíquida base de 4.336 euros. Uma verba quase equivalente ao que aufere um almirante ou general das Forças Armadas (4.498 euros), segundo conta o “Jornal de Notícias” esta quinta-feira.

A medida faz parte dos novos estatutos dos magistrados judiciais e do MP, e coloca os magistrados, por exemplo, a receberem mais do que um coordenador da Polícia Judiciária (3.971 euros) com décadas de serviço e no topo da carreira de investigação criminal.

Estes benefícios financeiros já foram aprovados pelo Parlamento para os juízes e que serão também para os procuradores. O maior discussão tem sido a comparação com o teto salarial do primeiro-ministro, que permitirá aumentos de cerca de 500 euros na remuneração base dos magistrados do topo, e nas melhorias do subsídio de habitação e exclusividade pago a todos eles.

Subsídio esse que vai passar dos 775 para os 885 euros e a ser pago 14 vezes por ano (em vez de 12) e com isenção de IRS.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.