[weglot_switcher]

Magnata George Soros alvo de atentado

Soros recebeu um pacote suspeito no correio, endereçado para a sua residência de Nova Iorque. A polícia local acabou por optar por detonar o objeto.
23 Outubro 2018, 12h50

A polícia encontrou esta segunda-feira um dispositivo explosivo na caixa de correio do magnata George Soros, de origem húngara, segundo avança o jornal norte-americano ‘The New York Times’. As autoridades chegaram a casa de Soros em Katonah, Nova Iorque, depois de receberem um telefonema alertando para um pacote suspeito dentro da caixa do correio.

“Um funcionário da casa abriu o pacote e disse que parecia ser um dispositivo explosivo”, disse a polícia, segundo avança jornal. O funcionário transferiu o pacote para uma área arborizada e chamou a polícia. Os técnicos da equipa anti-explosivos detonaram o dispositivo.

George Soros não estava em casa naquele momento, mas o jornal recorda que o magnata tem sido um dos alvos preferenciais da extrema-direita norte-americana e da Europa ocidental. Soros tem assumido publicamente uma guerra sem quartel contra o governo populista húngaro liderado por Viktor Orbán – que acusa de extremismo contra os imigrantes, entre outras opções que o magnata considera muito discutíveis.

O ambiente entre os dois extremou-se de tal forma, que Soros acabou por retirar a sua fundação, a The Open Society Foundation, da cidade húngara de Budapeste, onde funcionava a sua sede na Europa. Orbán – que chegou a ser bolseiro da fundação – foi acusado por Soros de perseguir a organização e de impedir que os seus objetivos sociais fossem alcançados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.