Maior complexo de energia solar do mundo nasce no Egito com investimento de 83 milhões de euros

Com um investimento de 83 milhões de euros por parte do Reino Unido prevê a construção daquele que virá a ser o maior complexo de energia solar do mundo. O local escolhido foi o parque solar de Benban, no Egito.

O Reino Unido anunciou um investimento de 97 milhões de dólares (83 milhões de euros) no parque solar de Benban, no sul do Egito, que será o maior complexo de energia solar do mundo. A construção do complexo de Benban faz parte de um plano do governo egípcio para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, que agora representam cerca de 90% da geração de eletricidade do país.

O investimento britânico, que será feito através da empresa estatal CDC Group, fornecerá um poder de 400 megawatts, o que corresponde a 20% da capacidade total de geração de energia do projeto, que atingirá 1,8 gigawatts, de acordo com uma declaração da embaixada britânica no Cairo.

Este plano de investimento faz parte de um acordo de financiamento assinado ontem pelo Governo egípcio junto da Corporação Financeira Internacional (IFC, sigla em inglês), anexado ao Banco Mundial, por 653 milhões de dólares, com o qual serão financiadas treze plantas solares dentro de Benban.

O complexo Benban será construído na cidade de Assuão, no sul do Egito, que também incluirá empresas como a Acciona, que anunciou um investimento de 180 milhões de dólares há duas semanas para construir instalações com uma capacidade total de 150 megawatts.

Relacionadas

Hotéis nacionais poupam energia com solução solar inovadora de origem portuguesa

Os hotéis Empire Lisbon Hotel (Lisboa) e Hotel MH Atlântico Golf (Peniche) encontraram esta solução com total integração arquitetónica sem prejudicar o desempenho energético.

Algodão ou sol, as alternativas ao petróleo barato?

Vários países produtores de petróleo procuram opções de diversificação das economias, para fazer frente à queda das receitas da matéria-prima. Produção de algodão e energia solar estão entre algumas opções.

Produção de eletricidade renovável poupa 265 milhões em sete anos, diz APREN

Assim, no intervalo entre 2010 a 2016, a poupança atinge os 265 milhões de euros, o que se traduz em quase 38 milhões de euros por ano.
Recomendadas

Al Gore ‘substitui’ Barack Obama no Climate Change Leadership Porto

O Prémio Nobel e ex-vice-presidente dos Estados Unidos estará no Porto em março para uma conferência focada nos desafios que as alterações climatéricas representam para a indústria mundial do vinho.

Venda de ‘hijabs’ como uniforme escolar causa polémica no Reino Unido

A marca britânica, Marks & Spencer está a ser alvo de controvérsia por vender ‘hijabs’ como vestuário escolar. Grupo é alvo de fortes criticas por promover ”a sexualização” das crianças muçulmanas.

Crescimento económico da Grécia em 2017 revisto em alta para 1,5%

A razão para a revisão prende-se com a despesa com consumo, que aumentou 0,6% de acordo com os novos dados, enquanto na estimativa rápida, o Elstat indicava uma diminuição de 0,2%.
Comentários