O maior fundo de pensões do Canadá juntou-se a um projeto de reflorestação da Amazónia de uma startup brasileira. O Canada Pension Plan Investment Board – CPP Investments – vai investir até 30 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros) num fundo gerido pela Mombak, com sede em São Paulo.
A informação foi avançada pelo CEO da Mombak, em entrevista à “Bloomberg”. “O preço dos créditos de carbono subiu o suficiente para expandir um negócio”, afirmou Peter Fernandez, acrescentando que a startup está concentrada na venda de créditos a compradores sofisticados que não querem “sem dúvida alguma” que a remoção de carbono ocorra.
A Mombak dedica-se a produzir créditos de carbono para reflorestação da Amazónia. Através deste fundo, de 100 milhões de dólares (na ordem dos 92 milhões de euros), prevê iniciar a plantação de mais de 100 espécies de árvores nativas em terras degradadas nessa região amazónica brasileira.
O investimento canadiano não só permite ultrapassar a meta do Fundo de Reflorestação da Amazónia – os tais 100 milhões – como injeta capital na própria empresa, uma vez que o fundo de Toronto também vai investir em capital de risco (500 mil dólares na própria Mombak). Entre os investidores no fundo estão ainda a AXA IM Alts e a Bain Capital Partnership Strategies.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com