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Maioria dos comerciantes europeus desconhece padrões de pagamento que chegam em setembro

Um estudo da Mastercard, realizado entre setembro e novembro de 2018, concluiu que 75% dos comerciantes com lojas online não sabe o que é a SCA (Strong Costumer Authentication), obrigatória no âmbito da nova Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2).
19 Janeiro 2019, 20h00

A maioria dos comerciantes europeus (75%) desconhece que a autenticação SCA (Strong Costumer Authentication), o novo padrão de segurança nos pagamentos, vai ser obrigatória a partir de setembro de 2019, concluiu um estudo realizado pela Mastercard. O inquérito – feito a 327 empresas de 17 países europeus, entre setembro e novembro de 2018 – revelou que só 14% das organizações examinadas aderiram à SCA e cerca de metade (51%) vai estar pronta apenas depois do verão ou não tem sequer planos de implementação deste sistema, que entra em vigor no âmbito da Diretiva de Serviços de Pagamento 2 (PSD2).

O padrão da autenticação forte na indústria dos pagamentos será, por exemplo, o EMV 3-D Secure (3DS), um protocolo que permite que os consumidores se autentiquem com o emissor do cartão ao fazer compras online com cartão não presente (CNP), ajudando a evitar transações não autorizadas e a protege o comerciante de potenciais fraudes. O 3DS suporta novas tecnologias como, por exemplo, a biométrica. Além da preparação que os lojistas e retalhistas devem fazer para estes novos métodos, os bancos emissores de cartões também terão de informar os clientes sobre a verificação de identidade e de autenticação.

Como é que os comerciantes com lojas online se podem preparar?

  • Entrar em contato com o seu acquirer ou prestador de serviços de pagamento para garantir que a empresa está pronta e inscrita na Verificação de Identidade.

  • Esclarecer os consumidores detalhadamente sobre as alterações que irão surgir na experiência de pagamento, destacando os benefícios, em particular de que não será necessário recordar ou reinserir passwords e que isso trará uma provável redução de tentativa de fraudes.

Paulo Raposo, country manager da Mastercard em Portugal, refere que a passagem para o e-commerce é positiva mas também “pressiona” a que as transações digitais sejam “mais seguras e sem atritos”. “Com o comércio digital a tornar-se a norma e as novas exigências regulamentares da PSD2, são necessárias soluções inovadoras que garantam que os comerciantes continuem a surpreender os consumidores online. Com a possibilidade da troca de dez vezes mais dados entre comerciantes e emissores, em comparação com as mensagens de autenticação atuais, estamos determinados em melhorar o nível de autenticação”, garante. A empresa norte-americana tem vindo a implementar o Mastercard Identity Check.

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