[weglot_switcher]

Maioria dos portugueses já adotou um estilo de vida digital, sublinha EY

O EY Beyond – Portugal Digital Transformation – continua a ser uma referência na promoção do debate público sobre o impacto da revolução digital em Portugal.
6 Junho 2019, 18h39

Quais os hábitos digitais dos portugueses? Quais as suas atitudes e expetativas face à Transformação Digital? Qual o impacto da digitalização no seu desempenho profissional? Estas e outras respostas foram partilhadas no evento e guiaram a discussão em torno do consumidor do futuro e do cada vez mais disruptivo mercado de trabalho.

“Verificámos que a maioria dos portugueses já adotou um estilo de vida digital, utiliza intensivamente dispositivos móveis e procura incessantemente conteúdos online, particularmente através das redes sociais, mas também progressivamente por via do comércio eletrónico”, disse Bruno Padinha, Advisory Services da EY, na conferência “Beyond the Future”, que culminou nove meses de discussão em torno da Transformação Digital.

Com 73% a usar regularmente dispositivos móveis para a pesquisa de produtos ou serviços, é essencial para as empresas assegurar uma experiência de cliente consistente, que permita um acesso fácil à informação e que seja fácil de utilizar e com um nível de interatividade diferenciador da concorrência. “Auscultámos também uma amostra de pessoas com responsabilidades em entidades com atividade digital ou que contribuem diretamente para a transformação digital da economia e da sociedade”, acrescentou o especialista.

Tanto estes líderes de opinião como os consumidores em geral salientam a sua preocupação com a privacidade, com exigência unânime de que as organizações sejam transparentes na forma como recolhem e utilizam informação sobre os seus clientes e utilizadores. “Outro ponto comum é a necessidade de controlar comportamentos online nocivos, como o cyberbullying, nomeadamente por via de políticas públicas”.

Na conferência foram ainda apresentados os três finalistas da iniciativa ThEY Pitch, sendo eleito o grande vencedor deste programa da EY que visa nomear a melhor ideia de empreendedorismo de jovens universitários portugueses. A conferência “Beyond the Future” contou ainda com a presença de João Alves, EY Country Managing Partner; Bruno Padinha, EY Advisory Leader; Anabela Silva, EY People Advisory Services Leader; e Teresa Freitas, EY Talent Director.

O Beyond – Portugal Digital Transformation é uma iniciativa que visa promover a discussão em torno do impacto da revolução digital em Portugal e incentivar governantes e empresários a acelerarem a implementação de estratégias capazes de acompanhar os desafios da era digital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.