[weglot_switcher]

Mais 3.000 funcionários públicos vão progredir na carreira ainda em maio

Tal como avançou a Frente Comum ontem, cerca de 102 mil trabalhadores da administração pública receberam até final de abril o acréscimo salarial.
  • Cristina Bernardo
4 Maio 2018, 07h42

Mais 3.000 funcionários públicos vão progredir na carreira ainda no mês em maio, anunciou esta sexta-feira o Ministério das Finanças, em comunicado enviado às redações. Após a quinta ronda de negociações entre os representantes dos trabalhadores do Estado e o Governo, o gabinete de Mário Centeno informou que as negociações vão continuar.

“Concretizando o compromisso de rever um conjunto de carreiras este ano e cuja promoção cabe ao MF, dado o caráter transversal das mesmas, foi dada continuidade à discussão das traves mestras das carreiras de fiscalização, iniciada na reunião anterior, e foram apresentados os dados de um levantamento relativo às carreiras de inspeção”, refera nota do Ministério das Finanças, divulgada esta manhã.

Tal como avançou Ana Avoila, líder da Frente Comum, ao final da tarde de ontem, cerca de 102 mil trabalhadores da administração pública receberam até final de abril o acréscimo salarial devido ao descongelamento das progressões. “Não se avançou nada e não estamos disponíveis para aceitar esse processo”, explicou a dirigente sindical aos jornalistas, à saída da reunião com o Governo.

“Até final de abril foi reconhecido o direito de valorização remuneratória a mais de 80.000 trabalhadores (…). Estima-se que em maio seja reconhecida a valorização remuneratória de pelo menos mais 3.000 trabalhadores”, explica a tutela, na mesma nota.

O gabinete de Mário Centeno lembrou ainda que o tema das carreiras e competências dos trabalhadores será discutido na sessão “Percursos Profissionais na Administração Pública: Carreiras e Competências”, promovida pelo INA no próximo dia 16 de maio e que conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Na mesa de trabalhos desta quinta-feira, dos sindicatos da Administração Pública – Frente Comum, FESAP e o STE – e do Executivo, esteve a revisão de carreiras transversais à administração pública, nomeadamente, as da área da fiscalização, informática e inspeção. Além da negociação sobre carreiras, a ordem de trabalhos das reuniões integra ainda o tema da saúde ocupacional. Nesta matéria, o Governo informou os sindicatos de que apresentará “em breve” um plano de ação para promover a operacionalização de serviços de Segurança e Saúde no Trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.