[weglot_switcher]

Mais altas do que a ponte 25 de abril. EDP Renováveis instala as maiores torres eólicas da Península Ibérica

Localizadas na comunidade espanhola de Leão e Castela, cada torre conta com 200 metros de altura e uma potência superior a três megawatts. Em Espanha, são a quinta estrutura mais alta do país.
23 Novembro 2020, 15h58

A EDP Renováveis instalou em Espanha as maiores torres eólicas da Península Ibérica. Com uma altura de 199,9 metros de altura do solo até à ponta da pá, estes aerogeradores superam largamente a altura do Cristo Rei em Almada, que conta com uma altura de 110 metros.

Os aerogeradores foram instalados no parque Quintanilla II em Burgos, na comunidade autónoma de Castela e Leão no norte da Península Ibérica.

A empresa destaca que as torres eólicas são mais altas do que a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e têm o dobro da altura da Torre dos Clérigos no Porto.

No caso de Espanha, são a quinta estrutura mais alta no país vizinho, superadas pelas quatro torres de Chamartín, na capital Madrid.

As torres GE 137 têm uma potência de 3,33 mgawatts cada, e com um diâmetro entre pás de 137 metros. As torres ultrapassam também a altura das da central eólica flutuante Windfloat, localizada ao largo de Viana do Castelo, as mais altas do mundo em plataformas flutuantes.

O parque Quintanilla II conta com 10 MW de capacidade e vai produzir eletricidade suficiente para abastecer dez mil casas por ano.

“Do ponto de vista de tecnologia e de engenharia, a construção e desenvolvimento deste parque é um marco importante para a empresa e para o setor, não só pela complexidade de transportar estas estruturas gigantes, como também pelos desafios de um projeto com estas características. Só para a construção de cada base destas torres eólicas, por exemplo, foram necessárias 54 toneladas de ferro. Foram também utilizados mais de 50 camiões de cimento durante várias horas e de forma contínua”, pode-se ler no comunicado da empresa liderada interinamente por Rui Teixeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.