[weglot_switcher]

Mais de 100 mil beneficiários não utilizaram cheques-dentista em 2019

A taxa de não utilização destes vales que o Estado dá a certos grupos da população para serem usados em clínicas e consultórios privados ronda os 30%, mas atingiu em 2019 o valor mais alto desde 2014: 33,8%.
9 Janeiro 2020, 08h12

Dos cerca de 312 mil beneficiários do cheque-dentista para consultas e tratamentos, 106 mil não utilizaram os cheques-dentista no ano passado, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgados na edição desta quinta-feira do jornal “Público”.

A taxa de não utilização destes vales que o Estado dá a certos grupos da população (como crianças e grávidas) para serem usados em clínicas e consultórios privados ronda os 30%, mas atingiu em 2019 o valor mais alto desde 2014: 33,8%.

“Não prevemos que haja um grande aumento [da percentagem de utilizadores], porque há muitas pessoas que têm seguros de saúde ou a ADSE”, explica à mesma publicação Margarida Jordão, da equipa de Saúde Oral da DGS.

Em causa poderão estar também falhas das escolas e centros de saúde (onde são distribuídos os cheques-dentista); o facto de os encarregados de educação (no caso das crianças, as principais beneficiárias) deixarem passar a validade do voucher e à falta de vontade de mudar de profissional de saúde oral.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.