[weglot_switcher]

Mais de 200 milhões de dólares. “Joker” bate recorde nas bilheteiras e torna-se no maior ‘blockbuster’ de outubro

A estreia do filme sobre o arqui-inimigo de Batman rendeu às bilheteiras mais do que se havia antecipado. “Joker”, que chegou às salas de cinema esta quinta-feira, bateu o recorde para filmes da DC tendo sido, também, a maior estreia em outubro de sempre.
7 Outubro 2019, 18h08

Entre elogios e polémica, o “Joker” foi o último a rir-se na semana de estreia do filme. Segundo dados oficiais avançados pela “Variety”, o filme de Todd Phillips, que conta com Joaquin Phoenix no papel principal, arrecadou 93,5 milhões de dólares (85,1 milhões de euros) nos EUA, fazendo deste o filme com a maior receita de bilheteira na estreia de um filme em outubro  e o quarto maior de sempre para um filme classificado como “Restricted” (só para maiores de 18 anos), atrás de “Deadpool”, “Deadpool 2” e “It”.

Em Portugal, a longa-metragem chegou aos cinemas na quinta-feira e levou 155 mil espectadores às salas de cinema no fim de semana, rendendo 896 mil euros em receita bruta de bilheteira, de acordo com os dados da Nos, a que o Observador teve acesso.

Apesar das fortes críticas de que o filme poderia incitar à violência – e de alguns cinemas norte-americanos terem reforçado a vigilância durante as sessões do filme – “Joker” não saiu a perder. Só na noite de estreia do filme, as receitas atingiram cerca de 13 milhões de dólares (12,1 milhões de euros).

A nível internacional, o filme de Todd Phillips conseguiu angariar 140 milhões de dólares (127 milhões de euros) em vendas nas bilheteiras de 73 mercados internacionais. Ou seja, a estreia global da longa metragem valeu à box office um total de 236 milhões de dólares (214 milhões euros). As telas em Imax foram responsáveis ​​por 7,5 milhões (6,8 milhões de euros) em vendas de bilhetes.

Apesar do  orçamento relativamente modesto para um filme de super-heróis (60 a 70 milhões de dólares), “Joker” conseguiu arrecadar no fim-de-semana mais que “Venom” (80 milhões, também classificado como “Restricted“) e, curiosamente, praticamente o mesmo que “Liga da Justiça” (93,8 milhões), em que figuravam os principais heróis da DC Comics, Super-Homem, Batman e Wonder Woman.

Phoenix ‘foge’ a pergunta polémica

A entrevista de Joaquin Phoenix com o crítico de cinema do The Telegraph, Robbie Collin, em setembro, tornou-se viral depois do ator ter saído da sala durante uma hora.

De acordo com o jornal britânico, o ator foi questionado sobre se o filme “Joker” incentivaria as pessoas à violência com resultados “potencialmente trágicos”. Phoenix, que foi apanhado de surpresa, reagiu de forma inesperada perguntado “porquê? Porque haveria de…? Não, não”, antes de abandonar abruptamente a entrevista

O Telegraph relata que Phoenix deixou a entrevista durante uma hora e passou o tempo a conversar com um assessor de imprensa da Warner Bros. Quando regressou, Phoenix explicou que entrou em pânico porque não considerou a questão. Depois de retomada a conversa, o ator optou por não responder à pergunta de todo.

“A controvérsia em torno do filme só vai ajudar as vendas na bilheteira. Todas as notícias são boas notícias”, afirmou Jeff Bock, um analista do setor do entretenimento citado pela CNN que se referia às imagens de violência que marcam o filme e que levaram as autoridades a reforçar as medidas de segurança nos cinemas, com receio de uma repetição dos incidentes na estreia de “Dark Knight”, em 2012.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.