[weglot_switcher]

Mais de 29 mil milhões de euros em depósitos saíram da Catalunha no ano passado

A fuga aos depósitos foi um dos principais medos dos bancos com sede na Catalunha, como o CaixaBank e o Sabadell, que acabaram mesmo por anunciar as suas deslocalizações, no início do mês de outubro.
15 Agosto 2018, 13h44

No ano passado, marcado pela crise do governo catalão e do referendo para a independência da região, registaram-se quase 30 mil milhões de euros em depósitos que saíram da Catalunha, de acordo com os números divulgados pela agência noticiosa espanhola Efe.

Os clientes dos bancos com presença catalã retiraram 29.429 milhões de euros das instituições bancárias e de caixas antigas ao longo de 2017, sendo que 16,4% desse montante correspondeu a depósitos confiados aos bancos locais.

A fuga aos depósitos foi um dos principais medos dos bancos com sede na Catalunha, como o CaixaBank e o Sabadell, que acabaram mesmo por anunciar as suas deslocalizações, no início do mês de outubro, poucos dias depois do referendo independentista de dia 1. Só entre o primeiro e o quarto dia de outubro de 2017 os dois bancos perderam três mil milhões de euros em bolsa – 1.955 milhões de euros de capitalização bolsista no caso do CaixaBank, para 23.405 milhões, e de 982,82 milhões, para 8.935 milhões de euros, no Sabadell.

O catalão Sabadell fez as malas para a cidade de Alicante e o dono do BPI aprovou igualmente em conselho de administração a mudança de sede de Barcelona para Valência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.