[weglot_switcher]

Mais de 30 mil espanhóis exigem retirada do título de rei emérito a Juan Carlos

Campanha lançada em Espanha defende que o atual Governo pode retirar este título a Juan Carlos “imediatamente”.
5 Agosto 2020, 09h09

Mais de 30 mil espanhóis exigem a retirada do título de rei emérito a Juan Carlos. Este título honorifico e vitalício foi lhe atribuído em 2014 pelo Governo de Mariano Rajoy apos a sua abdicação.

A honra pode ser retirada imediatamente pelo atual Governo e imediatamente, argumenta o jornal espanhol Público responsável pelo lançamento da campanha.

“O Governo pode retirar este privilégio ao antigo monarca, apesar de este ter decidido fugir de Espanha para ir viver noutro país, após conhecerem-se as suspeitas de corrupção que atinge o monarca desde há dois anos”, de acordo com a campanha.

“Merece Juan Carlos I o título de rei emérito? São muitas as notícias que investigámos e revelámos nas quais se evidencia que as atividades de Juan Carlos de Bourbon estão muito distantes de um comportamento exemplo. Por isso, o Governo tem que retirar este título honorifico concedido em 2014 pelo Governo de Mariano Rajoy”, segundo a petição.

Um dos principais escândalos que envolvem Juan Carlos implicam o alegado recebimento de um pagamento ilegal de 100 milhões de dólares por parte da rei da Arábia Saudita em 2008, para o rei emérito atuar com intermediário em negócios envolvendo empresas espanholas naquele país, conforme revelou este ano o jornal El Español.

Em Espanha, e no mundo, continua sem se saber onde se encontra Juan Carlos. Vários meios avançaram ontem que o monarca teria apanhado um avião no Porto na segunda-feira rumo à República Dominicana.

Mas o El Confidencial avançou na tarde de terça-feira que Juan Carlos está em Portugal, em Azeitão, onde terá sido acolhido pela família Brito e Cunha – Espírito Santo, com quem mantém uma “relação fraternal” desde o exílio da sua família no Estoril. Oficialmente, o Palácio da Zarzuela ainda não se pronunciou.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.