[weglot_switcher]

Mais de 50 mil empregos em Portugal são criados por empresas alemãs

Território nacional alberga 400 companhias alemãs, que possuem uma facturação perto dos dez mil milhões de euros. As cinco maiores empregam 20 mil pessoas. Dados são revelados pelo “Diário de Notícias” (DN) no dia em que Angela Merkel chega a Portugal, para uma visita de dois dias.
  • Yves Herman/Reuters
30 Maio 2018, 11h19

As empresas alemãs são uma das maiores empregadoras de Portugal logo a seguir ao Estado. No total são 400 as companhias instaladas no nosso país de acordo com a edição de quarta-feira do “Diário de Notícias” (DN).

As cinco maiores dão emprego a 20 mil pessoas com a “Bosch” a empregar 4.450 pessoas. Em 2016 as empresas germânicas registaram um volume de negócios de dez mil milhões de euros em faturação, sendo perto de metade desse valor foi em vendas para o mercado internacional.

Angela Merkel chega esta quarta-feira a Portugal para uma visita de dois dias e a primeira paragem será no Porto, para visitar “Bosch”, a empresa de engenharia eletrónica que emprega 4.450 pessoas. A chanceler alemã segue depois para a cidade de Braga num Volkswagen produzido na “Autoeuropa”.

No programa da visita, Merkel tem agendados encontros com o primeiro-ministro António Costa e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para quinta-feira, dia 31 de maio. O objetivo será discutir as relações bilaterais entre os dois países e também o futuro próximo do projeto europeu, a caminho do Conselho Europeu marcado para o final de junho, no qual vai ser debatida a proposta conjunta de reforma da Zona Euro apresentada por Merkel e pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Angela Merkel participará ainda num debate sobre o projeto europeu com estudantes de doutoramento da Universidade do Porto, no âmbito da iniciativa “Encontros com os Cidadãos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.