[weglot_switcher]

Mais de 66 mil doses da vacina Covid-19 já foram distribuídas em Portugal

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que até ontem já tinham sido “administradas mais de 32 mil doses” em Portugal.
  • Lusa
6 Janeiro 2021, 10h06

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que até ao momento “mais de 66.700 doses [da vacina] foram distribuídas” em Portugal, após ter presenciado o começo da administração da vacina contra a Covid-19 aos utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mora.

Esta quarta-feira, 6 de janeiro, Marta Temido classificou o início do processo de vacinação dos utentes da Unidade de Cuidados Continuados como “um momento significativo”. Aproveitou a ocasião para partilhar que “das cerca de 140.400 doses de vacinas que até ao momento Portugal recebeu, mais de 66.700 doses já foram distribuídas. Ontem, às 17h30 já tinham sido administradas mais 32 mil doses” em Portugal.

A ministra da Saúde sublinhou que “estamos novamente perante uma tendência de um crescimento do número de novos casos”. “Portanto, a vacinação é aquela esperança que todos acalentamos e hoje iniciamos a vacinação formalmente em estruturas da rede nacional de cuidados integrados”, completou.

Quanto à primeira pessoa em Mora a receber a vacina, a governante explicou que “é uma utente que está aqui numa estrutura que se destina à reabilitação das pessoas e ao seu regresso à normalidade”.

“Este tipo de unidades não se destinam só a pessoas idosas, destinam-se a pessoas que estão em qualquer tipo de tratamento de cuidado de Saúde e também de apoio social para o regresso à sua vida ativa ou vida mais ativa possível”, referiu Marta Temido.

Sobre as pessoas que estão integradas na primeira fase de vacinação, a ministra da Saúde salientou que “além dos profissionais de saúde, foram considerados grupos prioritários as pessoas que se encontram institucionalizadas em estruturas residenciais para idosos em lares e também as pessoas que estão institucionalizadas nestas unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados”

“Estamos a falar de cerca de 400 unidades no país e neste momento o processo iniciou-se nesta semana naquelas unidades, 20 dos 25 concelhos de maior risco”, afirmou Marta Temido apontando que “está planeado na semana que vem que avancemos não só para outros lares , mas também para outras estruturas desta rede nacional de cuidados integrados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.