[weglot_switcher]

Mais de 70% dos portugueses sente frio em casa

Conclusão é do inquérito do Portal da Construção Sustentável sobre o conforto térmico em casa, realizado em Portugal Continental em parceria com a Quercus.
18 Dezembro 2017, 16h31

A maior parte dos portugueses sente frio em casa. Segundo o estudo do Portal da Construção Sustentável sobre o conforto térmico em casa, 74% dos inquiridos consideram a sua casa fria no inverno.

A análise concluiu que só 1% dos respondentes considera a sua moradia confortável e 25% definem-na como quente no verão. Dos 89% que consideram a sua casa fria no inverno e que acham que há um aumento acrescido de energia para a manter confortável, 36% referem que esse acréscimo corresponde ao dobro de energia.

O trabalho, realizado em Portugal Continental em parceria com a Quercus, teve como objetivo perceber a realidade de como os portugueses sentem o conforto térmico em suas casas e baseou-se numa amostra de 795 respostas completas recolhidas através de um questionário online realizado entre os dias 9 de fevereiro e 30 de setembro.

Segundo o estudo, dos 74% que consideram a sua casa fria no inverno, uma parte significativa (35%) recorre a mais roupa e equipamentos para se aquecer. Além disso, quase metade dos participantes (35,7%) disse que reside em casas construídas entre os anos 1980 e 2000.

“Convém que os decisores governamentais e os municípios estudem mais detalhadamente estas influências, para perceber o que se pode fazer para evitar problemas graves de desconforto térmico”, afirma a responsável do grupo de trabalho sobre Construção Sustentável da Quercus

Aline Guerreiro refere ainda que, de acordo com a classificação climática de Köppen, “Portugal é um dos países europeus mais amenos: a temperatura média anual em Portugal continental varia dos 4°C no interior norte montanhoso até 18 °C no sul, na bacia do Guadiana”.

Fonte: Portal da Construção Sustentável

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.