[weglot_switcher]

Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas. Primeiro lote da vacina da Moderna chega a Portugal esta semana, diz Governo

Plano de vacinação contra a Covid-19 está em curso. Governo espera receber primeira remessa de vacinas da Moderna esta semana. Da Pfizer já chegaram a Portugal mais de 238 mil doses. A última entrega foi esta segunda-feira. Nos dias 18 e 25 de janeiro são esperadas mais entregas.
  • António Cotrim / Lusa
11 Janeiro 2021, 11h44

A campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 27 de dezembro de 2020, já abrangeu 74.019 pessoas, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, esta segunda-feira, em conferência de imprensa. A governante anunciou também que o primeiro lote de vacinas da farmacêutica Moderna chega a Portugal durante esta semana, embora a data da entrega não esteja ainda fechada.

Marta Temido falava aos jornalistas, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, após uma reunião com a task force do plano de vacinação da Covid-19, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, por videoconferência. A reunião serviu para fazer um ponto de situação e uma antevisão do que serão as próximas semanas, quanto ao plano de vacinação para erradicar o novo coronavírus no país.

“Nós recebemos 159 mil vacinas da Pfizer, entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro. Recordo que foram 140.400 doses para o continente e 19.500 para a Região Autónoma dos Açores e para a Região Autónoma da Madeira. Destas, foram distribuídas 67.160 doses, foram reservadas 73.240 doses”, começou por afirmar a ministra da Saúde.

Até ao final do dia de sexta-feira, 8 de janeiro, “tinham sido vacinadas 74.099 pessoas, entre profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), profissionais do Hospital das Forças Armadas, profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica e profissionais e residentes em estruturas residenciais para idosos e unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados”.

A governante ressalvou, ainda, que os número reportados podem não ser “compatíveis” com o número definido de inoculações, uma vez que está a ser feita “a administração de uma sexta dose”. A administração de uma sexta dose está a ser feita com autorização da Agência Europeia do Medicamento.

A estes números acresce a entrega de mais 79.950 vacinas da Pfizer-BioNtech, que chegaram a Portugal na manhã desta segunda-feira. Segundo Marta Temido, estas novas vacinas já estão a ser distribuídas para os pontos de vacinação.

“O que se encontra previsto é que as doses da vacina da Pfizer, que vão permitir a vacinação de 95.940 pessoas, sejam agora alocadas maioritariamente a estruturas residenciais para idosos e a alguns profissionais de saúde do SNS e a profissionais de saúde de estruturas como Instituto Nacional Ricardo Jorge e a profissionais de saúde da GNR”, acrescentou.

A governante revelou também que está previsto que “Moderna faça uma entrega de 8.400 doses esta semana, ainda em data a confirmar”. As vacinas da Moderna destinam-se a profissionais de saúde prioritários de hospitais privados, “que tem colaborado com o SNS no tratamento das respostas a doentes Covid-19”.

No dia 18 está agendada mais uma nova entrega de vacinas da Pfizer-BioNtech, bem como no dia 25 de janeiro. Também no dia 25 está prevista a chegada de uma segunda remessa de vacinas da Moderna.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.