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Companhias aéreas: Mais de metade dos pedidos de compensação em Portugal são (injustamente) rejeitados

A TAP Air Portugal surge em quarto lugar do ranking português, com uma taxa de rejeições elevada: 58% dos pedidos de compensação foram negados injustamente, de acordo com um estudo da Airhelp.
4 Abril 2019, 16h39

Numa análise aos pedidos de compensações de passageiros, referentes a perturbações em voos ocorridos entre 2016 e 2018, concluiu-se que foram várias as companhias aéreas que as rejeitaram erradamente.

Os dados foram recolhidos pela AirHelp, organização do mundo especializada em direitos dos passageiros aéreos, que estimou o número de rejeições e, com base nas 10 companhias aéreas com maior atividade em Portugal, verificou que, em média, 58% dos pedidos de compensações foram injustamente rejeitados pelas companhias, impossibilitando os passageiros de receberem aquilo a que têm direito.

Das companhias em análise, a espanhola Iberia e a britânica Easyjet surgem no topo da tabela pela negativa: 96% dos pedidos de compensação dos seus passageiros foram injustamente recusados. Quase colada, segue a irlandesa Ryanair com uma taxa de 95% de rejeições injustas. A Tap Air Portugal surge em quarto lugar do ranking português, com uma diferença significativa das suas antecessoras, mas, ainda assim, uma taxa de rejeições elevada: 58% dos pedidos de compensação negados injustamente.

Posição Companhia aérea Taxa de compensações rejeitadas erradamente
1 Iberia 96%
2 Easyjet 96%
3 Ryanair 95%
4 TAP Air Portugal 58%
5 Vueling Airlines 54%
6 Lufhtansa 51%
7 Air Europa 38%
8 British Airways 37%
9 Transavia 31%
10 Transavia France 24%

O estudo da AirHelp surge numa altura em que as perturbações de voos nunca foram tão elevadas, tal como explica esta entidade.

Só entre 1 de janeiro e 30 de março deste ano, já existem mais de 40 mil passageiros elegíveis a pedir compensações em Portugal. No ano passado, mais de 340 mil passageiros no nosso país tiveram direito a compensações financeiras, de acordo com o regulamento EC261, após sofrerem atrasos ou cancelamentos em voos.

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