[weglot_switcher]

Mais de metade dos portugueses poupa habitualmente, novo estudo revela

No Dia Mundial da Poupança, o Observador Cetelem Literacia Financeira questionou os portugueses sobre quais os seus hábitos de poupança. Quase metade dos inquiridos afirmou ter por hábito fazer poupanças.
31 Outubro 2018, 11h36

No Dia Mundial da Poupança, o Observador Cetelem Literacia Financeira questionou os portugueses sobre quais os seus hábitos de poupança. E a tendência mantém-se face ao ano transato: 49%, asseguram ter o hábito de fazer poupanças

Estas dependem, em larga medida, da capacidade financeira de cada um. 13% afirma ter uma regularidade mensal de poupança, 7% poupa pontualmente, ou seja, através de subsídios e bónus e 29% apenas poupa quando sobra dinheiro.

Estas poupanças traduzem-se maioritariamente em transferências para contas a prazo e à ordem, ambas com 15% das preferências. Já 12% indicam o mealheiro tradicional como a forma preferida de poupar, enquanto o investimento em produtos bancários é mencionado por 7% dos inquiridos.

Quem poupa menos regularmente são os jovens entre os 18 e os 24 anos de idade, que roubam 9% da fatia. Nos restantes grupos etários, este é um hábito mantido com mais regularidade ainda que pouco expressivo – apenas 14%, em média.

Entre os portugueses com rendimentos mais elevados é maior a percentagem de pessoas que afirmam poupar com regularidade mensal (20%). Entre os portugueses de classe média e média baixa é praticamente inexistente o hábito de poupança regular, apenas 2%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.