[weglot_switcher]

Mais uma baixa no Governo de Donald Trump

Tom Price, secretário da Saúde dos Estados Unidos da América, apresentou ontem a demissão, no seguimento de um escândalo devido ao uso de aviões privados para as deslocações oficiais.
  • Carlos Barria/REUTERS
30 Setembro 2017, 11h23

Estão em causa cerca de 24 viagens privadas, com um custo a ascender aos 400 mil dólares (cerca de 340 mil euros), pagas com dinheiros públicos.

De acordo com a Reuters, o secretário da Saúde terá sido pressionado pelo presidente para se demitir. Uma hora antes do anúncio, Donald Trump afirmava, perante os jornalistas, estar desapontado com Price.

O secretário terá prometido ressarcir cerca de 52 mil dólares (perto de 44 mil euros) mas isso chegou para aplacar o descontentamento de Trump.

Segundo avança a Euronews, o antigo advogado de ética da administração Bush, Richard Painter, refere que “o problema é que temos vários funcionários do gabinete que usaram aeronaves privadas da mesma maneira, incluindo o Secretário do Tesouro, o administrador da Agência de Proteção Ambiental, e, claro, temos o próprio Presidente, que quer ir até Mar-a-Lago alguns fins de semana no inverno. Essas viagens podem custar cerca de um milhão, cada uma”.

De recordar que Tom Price assumiu como principal prioridade no seu Governo a revogação do Obamacare.

Trump nomeou para secretário da Saúde, interinamente, Don Wright, até agora subsecretário adjunto de Price e diretor do gabinete de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.