[weglot_switcher]

“Manter os telefones atualizados é do interesse de todos”. Google mantém para já atualizações nos Huawei

“Esta licença temporária permite-nos continuar a providenciar atualizações de software e correções de segurança para modelos existentes nos próximos 90 dias”, assegura a Google em comunicado.
21 Maio 2019, 12h07

A Google voltou atrás e decidiu trabalhar com a Huawei, nos próximos 90 dias, e assegurar a atualização necessária dos telemóveis da marca chinesa, pelo menos até 19 de agosto.

A notícia é avançada pela CNBC e tem por base a decisão do governo norte-americano em conceder três meses às empresas norte-americanas para ‘acertarem’ as suas estratégias com a gigante chinesa.

Com este período de 90 dias, a Google vai conseguir enviar atualizações de software para todos os telemóveis da Huawei que usem o sistema operacional Android.

“Manter os telefones atualizados e seguros é do interesse de todos e esta licença temporária permite-nos continuar a providenciar atualizações de software e correções de segurança para modelos existentes [de smartphones Huawei] nos próximos 90 dias”, cita o site norte-americano o comunicado da Google, emitido esta terça-feira.

No início da semana, a Google suspendeu todos os negócios com a Huawei que exigem a transferência de produtos de hardware e software, à exceção daqueles cobertos por licenças de código aberto. Logo a seguir, Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe o uso de qualquer material da Huawei nos Estados Unidos e os resultados dessa medida começaram-se a fazer sentir.

Pouco tempo depois, o Departamento de Comércio dos EUA anunciou que havia concedido uma licença de 90 dias a empresas de telemóveis e empresas de banda larga para trabalharem com a Huawei para proteger os utilizadores contra riscos de segurança. Mas a exceção só dura até ao dia 19 de agosto.

Ou seja, a partir do dia 20 de agosto, caso os EUA não voltem atrás na sua decisão, então a situação entre a Huawei e as empresas americanas volta à ‘estaca zero’, deixando de haver relações comerciais entre ambas as partes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.