[weglot_switcher]

Manuais escolares vão ser gratuitos até ao 6.º ano. Saiba como levantá-los

A partir de 1 de agosto, famílias, escolas e livreiros podem começar a usar a plataforma MEGA — Manuais Escolares Gratuitos, que faz a atribuição dos vouchers.
29 Julho 2018, 12h00

O programa dos manuais escolares gratuitos vai chegar este ano letivo 2018-2019 a mais famílias com filhos na escola.  A iniciativa do Ministério de Educação passa a abranger os alunos do 2.º ciclo, isto é, os 5.º e 6.º anos de escolaridade. No passado 2017/18, a distribuição de manuais gratuitos abrangeu apenas os alunos matriculados no 1.º ciclo (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos).

No ano letivo 2019-2020, a gratuitidade será alargada aos restantes níveis de ensino público: 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) e ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).

Os manuais escolares gratuitos são disponibilizados através de um voucher personalizado. A partir do dia 1 de agosto, famílias, escolas e livreiros podem começar a usar a plataforma “MEGA — Manuais Escolares Gratuitos”, que atribui o ‘voucher’ a cada um dos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6. anos, que frequentam as escolas públicas.

O primeiro passo dos requerentes é registarem-se na plataforma, o que poderá ser feito desde já e de forma também gratuita.

Para os pais levantarem os manuais escolares, basta entregarem o voucher numa livraria aderente. Até aqui, tinham de se deslocar às escolas dos filhos para receberem os manuais ou o voucher. Além disso, esse voucher só podia ser entregue numa livraria indicada pela escola.

Consultar aqui a plataforma online do Ministério da Educação: MEGA – Manuais Escolares Gratuitos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.