[weglot_switcher]

Manuel Pinho ganhou 227 mil euros por cada reunião do ‘board’ do BES África

Enquanto administrador do BES África, o antigo ministro da Economia tinha um salário de cerca de 39 mil euros mensais.
2 Maio 2018, 09h03

O antigo ministro da Economia e da Inovação Manuel Pinho recebeu, em média, 227 mil euros por cada reunião do conselho de administração do Banco Espírito Santo (BES) África em que participou.

O ex-governante tinha um salário de cerca de 39 mil euros mensais e arrecadou, entre junho de 2010 e dezembro de 2014, cerca de 2,5 milhões de euros em remunerações, segundo a edição desta quarta-feira, 2 de maio, do “Correio da Manhã”.

Ao que o CM apurou, através de uma sentença do tribunal cível de Lisboa, Manuel Pinho “foi eleito administrador da 1ª Ré [Novo Banco África] realizaram-se 18 reuniões do conselho de administração, tendo o Autor [Manuel Pinho] estado presente em 11”.

Tendo em conta que o antigo ministro da Economia recebeu 2.496.649 euros naquele período e esteve em 11 reuniões, perfaz aproximadamente 227 mil euros por cada reunião dos responsáveis do banco.

Na semana passada, jornal online “Observador” revelou suspeitas de Manuel Pinho ter recebido, entre 2006 e 2012, cerca de um milhão de euros. Os pagamentos, de acordo com o jornal, terão sido realizados a “uma nova sociedade ‘offshore’ descoberta a Manuel Pinho, chamada Tartaruga Foundation, com sede no Panamá, por parte da Espírito Santo Enterprises — também ela uma empresa ‘offshore’ sediada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas e que costuma ser designada como o ‘saco azul’ do Grupo Espírito Santo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.