As marcas associadas ao desporto continuam a crescer após o rombo da pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, as marcas desportivas registaram um crescimento de 20%, no seu conjunto, em relação ao período homólogo de 2020, impulsionadas pelas duas principais empresas de equipamentos desportivos do mundo, Nike e Adidas.
De acordo com a classificação Best Global Brands 2021 da Interbrand, o valor da multinacional norte-americana, 42,6 milhões de dólares (36,5 milhões de euros) representa um crescimento anual de 24%. A avaliação da Nike torna-a na 11ª marca de maior valor no mundo e sobe cinco posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 16ª posição.
Por sua vez, o grupo alemão Adidas avança uma posição na classificação geral face a 2020, situando-se no 49º lugar. Em 2021, o valor da marca ascende a 13,3 milhões de dólares (11,4 milhões de euros), o que representa um acréscimo de 11% face ao anterior ano, quando o seu valor era de doze milhões de dólares (10,2 milhões de euros).
Entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, o valor total cresceu para 2,66 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros), 15% a mais que em 2020 – a maior taxa de crescimento total desde o início da classificação em 2000. Esse aumento é explicado pelo impulso dos gigantes tecnológicos e desportivos, que têm registado aumentos na casa dos 20%.
Apenas o valor total das três principais marcas (Apple, Amazon e Microsoft) representa um terço (33%) do valor total do ranking. Além disso, a soma do valor da marca das dez melhores é maior que a soma das 90 marcas restantes na lista.
Apple, Amazon, Microsoft, Google e Samsung ocupam as cinco primeiras posições no ranking da Interbrand, com uma avaliação agregada de 1,13 mil milhões (969,6 milhões de euros).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com