[weglot_switcher]

Marcelo condena lançamento de míssil por Pyongyang

“Que fique claro que Portugal não pode deixar de condenar energicamente esse tipo de atuações”, afirmou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a sua viagem à Lituânia.
29 Agosto 2017, 11h59

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou hoje, durante a sua visita à Lituânia, o lançamento de um míssil levado a cabo pela Coreia do Norte, avança a Lusa. “Não posso deixar de condenar energicamente atuações que se traduzam (…) em violações do direito internacional e contra deliberações das Nações Unidas”, afirmou o Presidente no seguimento do seu encontro com Dalia Grybauskaité, a sua homóloga lituana.

Marcelo lembrou ainda que “não é a primeira vez que isso [lançamento de mísseis] acontece da parte da República da Coreia do Norte”, acrescentando:”Que fique claro que Portugal não pode deixar de condenar energicamente esse tipo de atuações.”

Estas declarações têm lugar no dia em que o Presidente da República visita os 140 militares portugueses em missão na Lituânia, numa deslocação de menos de 24 horas, e durante a qual manteve um encontro com a sua homóloga lituana, disse à Lusa fonte de Belém.

Recorde-se que o Conselho de Segurança das ONU se reúne hoje à tarde de emergência em Nova Iorque, a pedido de Tóquio e de Washington, para decidir estratégias de ação.

O míssil disparado pelas 06:30 de hoje (23:00 de segunda-feira em Lisboa), a partir da Coreia do Norte, caiu a cerca de 1.180 quilómetros do Cabo de Erimo, na ilha japonesa de Hokkaido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.