[weglot_switcher]

Marcelo diz que Costa mantém confiança em Francisca Van Dunem

Marcelo revelou que António Costa mantém confiança na ministra da Justiça no debate presidencial frente a João Ferreira, que diz existir uma “notória trapalhada” na nomeação de José Guerra para o cargo de Procurador Europeu.
  • Rui Ochoa / Presidência da República / Lusa
4 Janeiro 2021, 22h06

Marcelo Rebelo de Sousa revelou esta noite no debate presidencial contra o candidato João Ferreira que o primeiro-ministro mantém confiança na ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Um dos temas em destaque no debate entre os candidatos presidenciais que se realizou esta segunda-feira na TVI prendeu-se com a atuação da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na nomeação de José Guerra para procurador europeu. O Presidente da República afirmou que “eu soube pelo primeiro-ministro que me comunicou que iria ser publicada uma nota reafirmando a confiança na senhora ministra”.

O Chefe de Estado apontou ainda que “o Presidente não pode exonerar ministros sem ser proposta pelo primeiro ministro. O presidente não tem opinião que não seja respeitar a Constituição”.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que não cabe ao Presidente da República “exonerar ministros”.

Por sua vez, João Ferreira, candidato comunista, considerou que existe “uma notória trapalhada, infeliz, desnecessária” e frisou que “há aspetos que precisam ainda de ser explicados”.

“Há uma escolha feita com um órgão independente ao conselho superior do Ministério Público que escolhe uma determinada pessoa com base num currículo. Sabemos pelas últimas informações que não estava adulterado, mas uma carta feita tomando esse currículo como referência,  tinha dados adulterados”.

“É necessário esclarecer”, disse João Ferreira, acrescentando que “sem prejuízo da senhora ministra ir à Assembleia da República, o que está prevista, acho que o Presidente da República pode e deve ter um papel na procura deste esclarecimento porque pode estar em causa a imagem do Estado”.

Marcelo não deixou o candidato comunista sem resposta e garantiu que já pediu respostas. “Já procurei saber e a resposta do primeiro ministro é essa, que mantém a confiança na ministra”, reforçou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.