[weglot_switcher]

Marcelo e a greve dos enfermeiros: “É uma boa notícia o respeito pelos serviços mínimos”

O Presidente da República preferiu não comentar a ação de intimação que os enfermeiros anunciaram ir interpor na segunda-feira no Supremo Tribunal Administrativo para tentar travar a requisição civil interposta pelo Governo.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
9 Fevereiro 2019, 19h56

O Presidente da República congratulou-se com o respeito pelos serviços mínimos por parte dos enfermeiros durante a sua greve, depois da requisição civil aprovada pelo Governo ter entrado em vigor na sexta-feira.

“A minha posição é muito simples: É uma boa notícia o respeito pelos serviços mínimos”, começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas em Albufeira, no Algarve.

“É uma boa notícia haver aqui uma preocupação de todos com os doentes e com os seus direitos: o direito à vida e à sua saúde”, afirmou, nas declarações transmitidas pela TVI 24.

Sobre a ação de intimação que os enfermeiros anunciaram ir interpor na segunda-feira para tentar travar a requisição civil interposta pelo Governo, o Presidente preferiu não comentar.

“Espero – respeitando o papel de um órgão de soberania, como são os tribunais -, a decisão judicial sobre a intimação que foi anunciada”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

A ação de intimação foi anunciada na sexta-feira pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor). “Face à gravidade das lesões do direito à greve, e por razões de celeridade, este era o meio mais adequado”, disse na sexta-feira o advogado do Sindepor Garcia Pereira, explicando porque é que o sindicato preferiu a intimação à providência cautelar, que foi a primeira opção a ser analisada.

“O juiz manda ouvir a entidade requerida num prazo de sete dias, mas o prazo pode ser reduzido a metade, ou pode até ser inferior a isso, por via de audição oral da entidade requerida e decide de imediato”, afirmou Garcia Pereira à RTP.

Segundo números avançados pelo Governo, a greve dos enfermeiros já obrigou ao cancelamento de cerca de 1.600 cirurgias nos centros hospitalares afetados.

“As 1.600 cirurgias que foram canceladas várias centenas delas correspondiam a serviços mínimos de acordo com aquilo que era a definição de serviços mínimos do tribunal arbitral”, disse a ministra da Saúde ao final do dia de sexta-feira.

Marta Temido fez um balanço do primeiro dia em que a requisição civil vigorou, concluindo que “houve genericamente um respeito por parte dos enfermeiros relativamente”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/greve-dos-enfermeiros-sindicatos-vao-entregar-intimacao-na-justica-governo-diz-que-foram-canceladas-1-600-cirurgias-409460

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.