[weglot_switcher]

Marcelo: “É muito simples: ou há Orçamento ou avanço para a dissolução” do Parlamento (com áudio)

As afirmações surgem depois do Partido Comunista Português ter anunciado que irá votar contra o OE2022, garantido assim a sua inviabilização na votação na generalidade agendada para esta quarta-feira na Assembleia da República.
  • Manuel de Almeida/Lusa
25 Outubro 2021, 12h57

O Presidente da República garante que vai esperar até quarta-feira para determinar os próximos passos na sequência de um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

Aos jornalistas, esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa deixou muito claro: “É muito simples: ou há Orçamento ou não há e avanço para o processo de dissolução” do Parlamento.

As afirmações surgem depois do Partido Comunista Português (PCP) ter anunciado que irá votar contra o OE2022, garantido assim a sua inviabilização na votação na generalidade agendada para esta quarta-feira na Assembleia da República (AR).

“Acabei de tomar conhecimento dessa decisão. Vou refletir sobre ela. Até ao dia da votação é sempre possível continuar a falar e construir o que é desejável e esperável. Essa é a minha expectativa”, referiu Marcelo.

Com os votos contra da direita (PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega), do Bloco de Esquerda, PCP e as abstenções do PAN e das duas deputadas não-inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, o Governo, o Presidente da AR e o primeiro-ministro encontram-se em risco de ver o Parlamento dissolvido e serem envocadas eleições antecipadas.

“Vou ponderar seriamente as decisões”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que irá tentar “perceber o estado de espírito dos diversos protagonistas e ver se de alguma forma é possível encontrar o numero de deputados para viabilizar o Orçamento”.

Até esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa manteve-se otimista quanto à viabilização do Orçamento, afirmando, repetidamente, que “opera na base do cenário de que não há chumbo do Orçamento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.