[weglot_switcher]

Marcelo não vê com maus olhos a retirada de condecorações a Joe Berardo

A decisão de retirar as duas condecorações está nas mãos do conselho das ordens nacionais. Mas se o conselho presidido por Manuela Ferreira Leite decidir retirar, o Presidente da República não se vai opor.
  • Cristina Bernardo
15 Maio 2019, 13h15

Marcelo Rebelo de Sousa não vê com maus olhos que sejam retiradas as condecorações atribuídas por anteriores presidentes da República ao empresário Joe Berardo, apurou o Jornal Económico.

A decisão de retirar as ordens ao empresário não cabe ao Presidente da República. Esse poder está nas mãos do conselho das ordens nacionais, que é presidido pela chanceler Manuela Ferreira Leite e que tem como vogais: Isabel Mota, Silva Peneda, Manuel Braga da Cruz, Bagão Félix, Elvira Fortunato, Maria Velho da Costa, Carlos Morais Beato.

Desta forma, se o conselho das ordens nacionais decidir retirar as duas condecorações a Joe Berardo, Marcelo Rebelo de Sousa não se vai opor. O Jornal Económico sabe que o conselho das ordens nacionais pode reunir-se em breve para decidir se retira as condecorações ao empresário.

O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara perdeu este ano a condecoração da Grã-Cruz Ordem do Infante, que lhe foi atribuída em 2005 por Jorge Sampaio. O antigo secretário de Estado de António Guterres perdeu a condecoração por ter sido condenado a cinco anos de prisão por tráfico de influência.

Joe Berardo foi condecorado duas vezes. Em 1985 o Presidente Ramalho Eanes atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem Infante Dom Henrique. Em 2004, o Presidente Jorge Sampaioi atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

Depois da audição polémica de Joe Berardo no Parlamento na passada semana, várias vozes vieram a público exigir a retirada de condecorações ao empresário.

José Miguel Júdice veio a público defender que Marcelo Rebelo de Sousa deve retirar a Ordem de Comendador a Joe Berardo. Caso o Presidente não atuasse, o advogado admitiu a possibilidade de devolver a sua própria condecoração, a Ordem do Infante Dom Henrique.

Também Nuno Melo do CDS defendeu que Joe Berardo devia perder o grau de comendador e comparou a situação com as atribuídas por diferentes presidentes ao antigo presidente executivo da PT Zeinal Bava, e a Armando Vara.

https://jornaleconomico.pt/noticias/berardo-foi-condecorado-por-eanes-e-sampaio-empresario-deve-deixar-de-ser-comendador-ha-quem-defenda-que-sim-444731

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.