[weglot_switcher]

Marcelo Rebelo de Sousa: “Efacec? Quanto mais curta for esta nacionalização, melhor”

Restou a possibilidade do Estado comprar essa posição para vender imediatamente, acredito que quanto mais curta esta nacionalização melhor. Não foi possível outra solução mas o Estado vai fazer a ponte para o privado”, realçou o Presidente da República.
  • marcelo_rebelo_sousa_legislativas
3 Julho 2020, 20h19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta sexta-feira que a nacionalização da Efacec deve ser durante um período curto e que a venda da posição agora controlada pelo Estado deve ser feita imediatamente.

“A Efacec é uma empresa importante, em termos científicos e tecnológicos, tudo devia decorrer com acordo entre privados mas uma decisão de tribunal arrestou a posição e criou uma dificuldade à venda no mercado. Restou a possibilidade do Estado comprar essa posição para vender imediatamente, acredito que quanto mais curta esta nacionalização melhor. Não foi possível outra solução mas o Estado vai fazer a ponte para o privado”, realçou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, que está a ser investigada pela justiça angolana e viu as suas participações sociais e contas bancárias serem alvo de arrestos judiciais nos dois países.

“A intervenção do Estado procura viabilizar a continuidade da empresa, garantindo a estabilidade do seu valor financeiro e operacional e permitindo a salvaguarda dos cerca de 2.500 postos de trabalho”, justificou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.